Educação Emancipadora e Ações Multiplicadoras em Comunidades Rurais do Baixo Sul da Bahia
Title: | Educação Emancipadora e Ações Multiplicadoras em Comunidades Rurais do Baixo Sul da Bahia |
metadata.ods.dc.contributor.author: | Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia |
Contact: | Rita Maria de Cássia Bittencourt Cardoso e-mail: ritacardoso@cfaf.org.br Telefone: (73) 99944-6339 Endereço: ROD. BA 001, KM 1,2, Trevo Nilo Peçanha x Cairú S/N |
Deployment Site: | Local de implantação::Nordeste::BR-BA:Bahia::2922607:Nilo Peçanha |
Start Date of Deployment: | 2008 |
Award date: | 2018 |
Objective: | Formar, através de uma educação emancipadora, jovens empresários rurais para o manejo sustentável da floresta, educando-os para a vida, pelo trabalho e para valores, com geração e difusão de conhecimentos aplicados à agricultura familiar para promover a inclusão de adolescentes oriundos de comunidades rurais, ribeirinhas e quilombolas na agricultura familiar sustentável. Disseminar conhecimentos por meio de ações multiplicadoras e tecnologias de bases sustentáveis voltadas para segurança alimentar, produção agroflorestal, conservação e preservação ambiental, o associativismo e cooperativismo, estimulando o protagonismo dos jovens nas comunidades rurais onde vivem, valorizando os saberes tradicionais dos agricultores integrando-os aos novos conhecimentos e tecnologias sustentáveis. |
Abstract: | Desde 2011, a Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia (CFAF) oferece o curso de “Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas” integrado ao ensino médio, como parte do Programa de Escolas Associadas da UNESCO. Essa técnica europeia procura fomentar a autoestima, a equidade de gênero, desenvolver plenamente a cidadania, o espírito de comunidade, a liderança e a estimular a permanência do jovem junto ao meio rural. Os alunos passam uma semana na escola e duas semanas em suas comunidades aplicando o conteúdo aprendido. O objetivo da prática é formar, por meio de uma educação emancipadora, jovens empresários rurais para o manejo sustentável da floresta, educando-os para a vida, para o trabalho e para valores, com geração e difusão de conhecimentos aplicados à agricultura familiar. |
Subject: | educação profissional; jovens; inclusão social; empreendedorismo rural; meio ambiente; agricultura familiar; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 05. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. |
Dimension of Practice: | Social; Econômica |
Target Audience: | Adolescentes; Agricultores Familiares; Jovens; População ribeirinha; Quilombolas |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
License and Terms of Use: | Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3624 |
Appears in Collections: | Instituições de ensino, pesquisa e extensão |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EPE - Educação Emancipadora e Ações Multiplicadoras.pdf | 428.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.