Indicadores de qualidade educacional: uma abordagem sistêmica
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Anderson Soares Furtado | - |
dc.contributor.other | Castro, Jorge Abrahão de (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T17:16:03Z | - |
dc.date.available | 2018-10-18T17:16:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3482 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo principal propor um conjunto de indicadores de qualidade educacional, por meio da aplicação da Metodologia SSM (Soft Systems Methodology), que observa o contexto dos estudantes no intuito de promover uma educação equitativa. Para tanto, foram consideradas as características sociodemográficas dos estudantes e do contexto das instituições de ensino para a proposição da relação de indicadores que mensuram a qualidade dos sistemas educacionais. A abordagem metodológica baseia-se na utilização dos estudos qualitati- vos. As técnicas utilizadas foram o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo. A metodologia utilizada para identificação dos indicadores educacionais foi a SSM (Soft Systems Methodology) e os dados foram obtidos por intermédio de consultas em base de dados de periódicos de artigos científicos. Os resultados apontam que, sob uma abordagem sistêmica, os indicadores educacionais que explicam a qualidade educacional no Brasil são:(i) média do nível socioeconômico da instituição de ensino; (ii) taxa de acompanhamento da família nos resultados da instituição de ensino; (iii) Custo Aluno Qualidade (CAQ); (iv) indicador de trajetória educacional; (v) percentual de professores com certificação pedagógica; e (vi) nível de proficiência dos estudante e em avaliação externa. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | política educacional | pt_BR |
dc.subject | qualidade educacional | pt_BR |
dc.subject | indicador | pt_BR |
dc.subject | educação equitativa | pt_BR |
dc.subject | políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Indicadores de qualidade educacional: uma abordagem sistêmica | pt_BR |
dc.type | Monografia/ TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Anderson Soares Furtado Oliveira | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 19 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.description.additional | Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição. | pt_BR |
dc.description.additional | Orientador: Prof. Dr. Jorge Abrahão de Castro | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em planejamento estratégico. | pt_BR |
dc.educational.context | 360 horas | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Anderson Soares Furtado Oliveira.pdf | Artigo principal | 651.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.