Cidadania financeira e desenvolvimento: uma análise das diferenças de gênero no brasil
Title: | Cidadania financeira e desenvolvimento: uma análise das diferenças de gênero no brasil |
Authors: | Medeiros, Adriana da Camara Tavares de |
metadata.dc.contributor.other: | Jannuzzi, Paulo (Orientador) |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/ TCC |
metadata.dc.description.physical: | 49 p. |
Issue Date: | Jun-2018 |
metadata.dc.rights.holder: | Adriana da Camara Tavares de Medeiros |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Desenvolvimento Social Planejamento Estratégico |
Abstract: | O presente trabalho propõe-se a entender o exercício da Cidadania Financeira, inclusão e educação financeiras, segundo a perspectiva de gênero no Brasil. A inclusão financeira é um dos aspectos considerados na avaliação do sistema financeiro. No atual contexto de financeirização da economia, associar o desenvolvimento de um país ao funcionamento do sistema financeiro faz todo sentido. Pois, sistemas bem estruturados, promovem o crescimento econômico na medida em que fazem a alocação eficiente dos recursos e promovem a acumulação de capital. As ideias de crescimento econômico e de equidade de gênero estão contidas no conceito de desenvolvimento. Neste estudo foram analisados dados, desagregados por sexo, da oferta e uso de produtos financeiros e os resultados da pesquisa Toolkit INFE/OCDE aplicada no Brasil em 2015. Os resultados apresentados sugerem não haver diferença de gênero nem na oferta de produtos financeiros, nem na inadimplência no país. Mas sim, quanto à tomada de crédito e algumas questões relacionadas à educação financeira. Na dimensão conhecimento, as mulheres apresentam desempenho inferior aos homens (principalmente quanto à matemática e à taxa de inflação). Em atitudes, apresentaram maior sentimento de incapacidade e baixa confiança no planejamento financeiro. E, quanto ao comportamento, apresentam-se financeiramente mais vulneráveis que os homens. |
Keywords: | cidadania; inclusão financeira; educação financeira; desenvolvimento; gênero |
Target: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento. |
Target Audience: | Especialistas e interessados em planejamento estratégico. |
metadata.dc.educational.context: | 360 horas |
metadata.dc.description.additional: | Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição Orientador: Prof. Dr. Paulo Jannuzzi |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3477 |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adriana da Camara Tavares de Medeiros.pdf | Artigo principal | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.