Introdução ao federalismo e ao federalismo fiscal no Brasil
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gadelha, Sergio Ricardo de Brito | - |
dc.contributor.other | Gadelha, Sergio Ricardo de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-24T21:24:59Z | - |
dc.date.available | 2018-05-24T21:24:59Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3186 | - |
dc.description.abstract | Este curso compõe a Trilha de Aprendizagem em Educação Fiscal, juntamente com os cursos Introdução ao Orçamento Público, Controles Institucional e Social dos Gastos Públicos, Federalismo e Federalismo Fiscal no Brasil. Embora não exista uma ordem fixa para dar início à Trilha de Aprendizagem em Educação Fiscal, para melhor compreensão do tema, sugere-se que o/a participante inicie seus estudos pelo curso Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público, em seguida realize o curso Introdução ao Orçamento Público, prossiga para o curso Controles Institucional e Social dos Gastos Públicos e finalize com o curso Federalismo Fiscal. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola nacional de administração pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | https//:www.enap.gov.br | pt_BR |
dc.subject | Conceitos introdutórios sobre federalismo e federalismo fiscal | pt_BR |
dc.subject | Experiência internacional | pt_BR |
dc.subject | Teoria economica | pt_BR |
dc.subject | O caso brasileiro | pt_BR |
dc.title | Introdução ao federalismo e ao federalismo fiscal no Brasil | pt_BR |
dc.type | Curso Completo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola nacional de administração pública (Enap) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 1 32P. | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 2 - parte 1 26P. | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 2 - parte 2 24P. | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 3 25P. | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Orçamentária. Finanças Públicas | pt_BR |
dc.educational.description | O objetivo do curso é instrumentalizar cidadãs e cidadãos sobre a importância da temática federalismo e federalismo fiscal, pois, atualmente, o Brasil possui muitos problemas e desafios a serem enfrentados relacionados a esses temas e a interação entre os governos federal, estaduais e municipais desempenha um papel crucial nas finanças públicas brasileiras. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Destina-se a cidadãs e cidadãos. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder também estão autorizados a realizar o curso. | pt_BR |
dc.educational.context | Este curso será realizado via internet, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escola Virtual, tanto para apresentação do conteúdo quanto para gerenciamento das atividades avaliativas. O curso possui carga horária de 25 horas, com duração de 3 semanas. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
Appears in Collections: | Escola Virtual: Orçamento e Finanças |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Módulo 1 - Conceitos introdutórios sobre federalismo e federalismo fiscal.pdf | 682.79 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Módulo 2 (parte 1) - Experiência internacional (1).pdf | 938.67 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Módulo 2 (parte 2) - Teoria econômica.pdf | 515.43 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Módulo 3 - O caso brasileiro.pdf | 497.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.