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dc.contributor.authorTeixeira, Natália-
dc.contributor.authorPontes, Bruno-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:48:50Z-
dc.date.available2018-01-10T18:48:50Z-
dc.date.issued2017-11-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3080-
dc.description.abstractA administração pública federal é composta por 1,2 milhão de servidores públicos federais ativos e 96 instituições federais que oferecem serviços capacitação, das quais vinte compõem o Sistema de Escolas de Governo da União – Segu. Boa parte desses servidores realizam capacitações online e boa parte dessas instituições oferece cursos na modalidade a distância. Apesar dos crescentes investimentos na modalidade, as escolas de governo e assemelhadas apoiam-se em modelos ainda artesanais e atrasados de educação a distância, quando comparados com as tendências educacionais dos últimos cinco anos, apontadas em relatórios internacionais da área. O modelo descentralizado de oferta de cursos a distância na administração pública federal, em que cada instituição gerencia sua própria escola virtual, eleva o custo unitário dos serviços de hospedagem, gestão acadêmica e gestão de dados, e compromete as equipes com atividades de rotina num modelo de trabalho predominantemente manual. O alto esforço despendido pelas instituições para simplesmente manter ativas suas Escolas Virtuais inibe o investimento em inovação tecnológica, novos paradigmas educacionais e mesmo o desenvolvimento de cursos que atendam mais tempestivamente a necessidade de capacitação dos públicos-alvo. No âmbito de sua missão como coordenadora e supervisora dos programas de capacitação gerencial de pessoal civil executados pelas demais escolas de governo da administração pública federal direta, e seguindo as tendências educacionais mais recentes, a Escola Nacional de Administração Pública desenvolveu uma solução para o problema da fragmentação da oferta de capacitação a distância no serviço público federal. Essa solução consiste em um portal unificado de cursos a distância, com serviços de hospedagem de cursos, gestão acadêmica e gestão de dados oferecidos a escolas de governo federais ou assemelhadas. Por meio do compartilhamento de infraestrutura, da centralização de catálogo de cursos e da unificação do histórico escolar e dados de execução, a solução de Escola Virtual permite economia de escala nos investimentos em educação a distância, e valor agregado a servidores e sociedade, sem prejudicar a autonomia na gestão de cursos e turmas das escolas associadas. A solução não alcança os desafios de inovação das metodologias educacionais, desenvolvimento de professores, engajamento de alunos, entre outros, mas cria condições para que, de forma colaborativa, as instituições continuem investindo nessas questões.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherhttps://pti.clad.org/web/congreso.php/paneles-aceptado-detalle/2388pt_BR
dc.subjectescola de governopt_BR
dc.subjectcapacitaçãopt_BR
dc.subjecteducação a distânciapt_BR
dc.subjectserviço públicopt_BR
dc.titleEscola Virtual do Governo Federal: proposta de solução para a capacitação continuada a distância no serviço público federalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEnappt_BR
dc.rights.holderCLADpt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical11p.pt_BR
dc.description.classificationEducaçãopt_BR
dc.description.classificationEducação a Distânciapt_BR
dc.description.classificationEscola de Governopt_BR
dc.description.classificationEstado e Governo. Governança. Governabilidadept_BR
dc.description.classificationEstado e Sociedadept_BR
dc.description.additionalXXII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Públicapt_BR
dc.educational.descriptionApesentar solução para a capacitação continuada a distância no serviço público federal, por meio de um portal unificado de oferta de cursos a distância, que visa superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, visando não apenas garantir continuidade aos serviços de capacitação a distância do serviço público, mas também solucionar problemas estruturantes oriundos dessa oferta descentralizada.pt_BR
dc.educational.intendedenduserrolegestores públicospt_BR
dc.educational.contextArtigo elaborado para ser apresentado no painel "Modernização do Estado e profissionalização", no âmbito da área temática "Tendencias generales de Reforma y Modernización de la Administración Pública", no XXII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, ocorrido em Madrid, España, no período de 14 a 17 de novembro de 2017pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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