Dilemas do gestor público: o caso da greve dos professores estaduais do Rio de Janeiro
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Charlye Correa dos | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-28T11:07:44Z | - |
dc.date.available | 2015-07-28T11:07:44Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2301 | - |
dc.description.abstract | O estudo de caso aborda o caso real da greve dos professores do Estado do Rio de Janeiro num embate travado entre o governador e a categoria – representada por seu sindicato – cujas reivindicações estavam direcionadas à melhoria de condições de trabalho e de aspectos remuneratórios. O pano de fundo do caso trata da análise dos dilemas que o gestor público enfrenta ao deparar-se com situações de conflito ou trade off, as quais quase todas as alternativas de solução dos impasses podem resultar em consequências negativas. A narrativa do caso dar-se-á numa audiência pública, na qual um grupo de quatro professores da rede estadual de ensino, personagens fictícios, debate a conduta do governador enquanto gestor público. Nesse contexto, duas professoras mostram-se claramente contrárias a figura do dirigente, oferecendo visões estereotipadas e particulares.De outro lado, os outros dois professores buscam entender os motivos que levaram o gestor público a produzir medidas ou ações consideradas impopulares, tendo como referência real as manifestações populares espalhadas pelo país entre os meses de junho e outubro de 2013. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=158:dilemas-do-gestor-publico-o-caso-da-greve-dos-professores-estaduais-do-rio-de-janeiro&catid=6:estado-e-sociedade | pt_BR |
dc.subject | administração estadual | pt_BR |
dc.subject | alta administração pública | pt_BR |
dc.subject | governabilidade | pt_BR |
dc.subject | gestão de conflito | pt_BR |
dc.subject | tomada de decisão | pt_BR |
dc.subject | negociação | pt_BR |
dc.subject | sindicato | pt_BR |
dc.subject | magistério | pt_BR |
dc.subject | estudo de caso | pt_BR |
dc.title | Dilemas do gestor público: o caso da greve dos professores estaduais do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Estudo de Caso | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 9 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Estado e Sociedade | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Pública | pt_BR |
dc.description.additional | A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14). | pt_BR |
dc.subject.enap | administração estadual | pt_BR |
dc.subject.enap | alta administração pública | pt_BR |
dc.subject.enap | governabilidade | pt_BR |
dc.subject.enap | gestão de conflito | pt_BR |
dc.subject.enap | tomada de decisão | pt_BR |
dc.subject.enap | negociação | pt_BR |
dc.subject.enap | sindicato | pt_BR |
dc.subject.enap | magistério | pt_BR |
dc.subject.enap | estudo de caso | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Servidores Públicos, Professores, Sociedade | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
Appears in Collections: | Casoteca: Liderança e Negociação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
caso_greve rio.pdf | 151.4 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Dilemas do Gestor público_greve prof. RJ_Nota pedagogica_corrigida 2017.pdf | 193.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.