Escolas de governo: Conceito, origens, tendências e perspectivas para sua institucionalização no Brasil.
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Ciro Campos Christo | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-01T16:11:16Z | - |
dc.date.available | 2015-06-01T16:11:16Z | - |
dc.date.issued | 2015-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2238 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, o termo escolas de governo foi inserido na Constituição de 1988 pela Emenda n. 19, de 1998, mas ainda carece de uma demarcação conceitual mais clara e consistente. O tema tem alcançado visibilidade e presença nas agendas de governo, com a proliferação de organizações voltadas para a capacitação de servidores públicos. Além disso, essas organizações estão atuando recentemente no sentido de formular propostas para sua institucionalização. Para contribuir com esta discussão, o artigo levanta aspectos das tendências atuais de formação e treinamento de servidores públicos, considerando a experiência internacional. A análise desenvolvida focaliza a formação do serviço civil, no âmbito da administração federal brasileira, para situar os arranjos institucionais adotados para a formação e treinamento dos servidores públicos. A conclusão do artigo discute a necessidade de compatibilizar o papel das escolas de governo no fortalecimento do serviço civil, atendendo às circunstâncias que marcam a trajetória específica do Brasil, com a ampliação e diversificação de papeis e formas de atuação que estas instituições têm buscado, no contexto contemporâneo. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | VIII Congresso CONSAD de Gestão Pública | pt_BR |
dc.source | http://consad.org.br/ | - |
dc.subject | escolas de governo | pt_BR |
dc.subject | capacitação | pt_BR |
dc.subject | administração publica | pt_BR |
dc.subject | servidor publico | pt_BR |
dc.title | Escolas de governo: Conceito, origens, tendências e perspectivas para sua institucionalização no Brasil. | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | Ciro Campos Christo Fernandes | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 30 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Escola de Governo | pt_BR |
dc.description.classification | Prestação de Serviços Públicos | pt_BR |
dc.description.additional | Artigo apresentado ao VIII Congresso Consad de Gestão Pública, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília/DF – 26, 27 e 28 de maio de 2015. | pt_BR |
dc.subject.enap | escola de governo | - |
dc.subject.enap | capacitação profissional | - |
dc.subject.enap | administração pública | - |
dc.subject.enap | agente público | - |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Comum | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos e Apresentações no Congresso CONSAD |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.