Módulo 1: conceitos básicos
Title: | Módulo 1: conceitos básicos |
Authors: | Romão, Cícero (Conteudista, 2005) Portugal, Agnaldo Cuoco (Conteudista, 2009) |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_include&evento=lista_cursos_ead&Itemid=171 |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Módulo Completo |
metadata.dc.description.physical: | Número de páginas: 17p. |
Issue Date: | 2014 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Administração Pública Ética Ética Pública |
Abstract: | Este documento trata de apresentação do curso, objetivo do curso, objetivos do módulo, por que estamos discutindo ética?, diferentes sentidos de “Ética”, primeiro sentido: conjunto de normas e valores de uma tradição social, segundo sentido: a ética como área de estudo, o relativismo ético – um pouco de história, Aristóteles e a ética como própria da natureza, Kant e o bem como decorrente da intenção que move a conduta, Stuart Mill e o bem como decorrente das consequencias da ação, terceiro sentido de ética: contuta racionalmente justificável, ética e justificação racional, o que as pessoas, de fato, fazem e o que elas deveriam fazer, ética, política e direito, educação ética |
Keywords: | ética; administração pública; educação ética; serviço público |
Target: | Ao final do curso, espera-se que você seja capaz de reconhecer as implicações éticas em sua prática profissional assegurando procedimentos e decisões coerentes com os valores e princípios que regem o exercício da função pública Identificar os principais avanços e desafios do serviço público brasileiro, particularmente na dimensão dos valores e condutas individuais do servidor, para a consolidação da cidadania e do Estado democrático |
Target Audience: | Agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo e cidadãos em geral |
metadata.dc.educational.context: | Este é o primeiro dos três módulos do curso Ética e serviço público |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1899 |
Appears in Collections: | Escola Virtual: Ética e Cidadania |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ÉTICA_SEM_TUTORIA_Módulo_1.pdf | 332.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.