Gestão do conhecimento na administração pública: um estudo do papel da alta administração
Title: | Gestão do conhecimento na administração pública: um estudo do papel da alta administração |
Authors: | Coelho, Alderleia Marinho Milhomens |
metadata.dc.contributor.other: | Batista, Fábio Ferreira (orientador) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/ TCC |
metadata.dc.description.physical: | Número de páginas: 36 p. |
Issue Date: | Nov-2014 |
metadata.dc.rights.holder: | Alderleia Marinho Milhomens Coelho |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório. |
Classificação Temática: | Administração Pública Gestão do Conhecimento Liderança |
Abstract: | Este estudo se propõe a analisar os critérios necessários para avaliar o papel da alta administração na implantação da gestão do conhecimento, no âmbito da administração pública, de forma a promover a otimização dos resultados e o alcance dos objetivos da organização. A pesquisa foi realizada em nível teórico a partir de levantamento bibliográfico na literatura da área de gestão do conhecimento, com o objetivo de identificar os critérios necessários para uma avaliação mais precisa do papel da alta administração, a partir do estudo dos principais instrumentos de verificação do grau de maturidade em GC, identificados na literatura da área, são eles: i) Metodologia APQC (American Productivity & Quality Center); ii) Organizational Knowledge Management (OKA) do Banco Mundial; iii) Prêmio MAKE – Most Admired Knowledge Enterprise; iv) Modelo de Avaliação do Fórum Europeu de GC; v) Instrumento para a avaliação da gestão pública (GesPública); e vi) Metodologia MGCAPB (Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública). O resultado do levantamento demonstra, entre outras coisas, que critérios relevantes na atuação da alta administração ainda não são abordados nos principais instrumentos de avaliação de GC, tais como a promoção de incentivos à interação nos ambientes interno e externo da organização, a promoção de condições internas (mecanismos, ferramentas) para o compartilhamento de conhecimento, e ainda a orientação a cada indivíduo ou grupo sobre o seu papel na GC da organização. |
Keywords: | liderança; papel da liderança; implantação da gestão do conhecimento |
metadata.dc.description.additional: | Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas, do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público, Escola Nacional de Administração Pública. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1895 |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alderleia_Coelho_TCC_EGPessoas 4.pdf | 545.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.