Trajetória e perspectivas de uma escola de governo: a experiência da Enap na administração federal
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Paulo Sergio de | - |
dc.contributor.author | Santos, Handemba Mutana Poli dos | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Ciro Campos Christo | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-30T15:23:16Z | - |
dc.date.available | 2015-01-30T15:23:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1751 | - |
dc.description.abstract | Criada em 1986, a Escola Nacional de Administração Pública - ENAP percorre uma trajetória em que participa da construção de uma administração pública compatível com as exigências do processo de redemocratização do país, delineado a partir da Constituição de 1988. Desde então, busca sua consolidação como escola de governo voltada para a formação de carreiras do ciclo de gestão da administração federal, o desenvolvimento técnico-gerencial dos servidores e a disseminação de conhecimentos e inovações em gestão pública. Ademais, passou a atuar na formação da rede que articula as escolas de governo e na coordenação do Sistema de Escolas de Governo da União. Desenvolveu um modelo de ensino aplicado que valoriza e articula os saberes dos servidores públicos, propiciando uma rica relação entre teoria e prática. Atualmente, defronta-se com os desafios da superação de fragilidades que caracterizam seu legado, num contexto que afeta todo o segmento das escolas de governo. São desafios de consolidação institucional que incluem as questões do acesso e estabilidade de recursos, autonomia administrativa, delimitação de seu espaço de atuação, relação com os governos e inserção no sistema de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | VII Congresso CONSAD de Gestão Pública | pt_BR |
dc.source | http://consad.org.br/ | pt_BR |
dc.subject | Escola nacional de administração pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | gestão pública | pt_BR |
dc.subject | modernização do estado | pt_BR |
dc.subject | formação de carreira | pt_BR |
dc.subject | servidor público | pt_BR |
dc.title | Trajetória e perspectivas de uma escola de governo: a experiência da Enap na administração federal | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | Paulo Sergio de Carvalho | pt_BR |
dc.rights.holder | Handemba Mutana Poli dos Santos | pt_BR |
dc.rights.holder | Ciro Campos Christo Fernandes | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 23 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Escola de Governo | pt_BR |
dc.description.additional | Artigo apresentado ao VII Congresso Consad de Gestão Pública, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília/DF – 25, 26 e 27 de março de 2014. | pt_BR |
dc.subject.enap | escola de governo | pt_BR |
dc.subject.enap | administração pública | pt_BR |
dc.subject.enap | reforma administrativa | pt_BR |
dc.subject.enap | capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject.enap | agente público | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Comum | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos e Apresentações no Congresso CONSAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Painel Consad.pdf | 363.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.