Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Paulo Sergio de-
dc.contributor.otherPelbart, Peter Pál (Orientador)-
dc.date.accessioned2014-09-02T12:46:38Z-
dc.date.available2014-09-02T12:46:38Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1299-
dc.description.abstractEste estudo investiga a interação dos humanos com os computadores pessoais. A partir dos incômodos produzidos por esses encontros, na primeira parte estuda-se a produção da máquina “amigável” – que insinua comparações com a mente humana – e seus fortes efeitos nas transformações culturais do final do século XX. Na segunda parte do trabalho, a partir de entrevistas de trabalhadores falando sobre sua aprendizagem básica do uso de computadores pessoais, faz-se uma análise das principais concepções sobre a relação homem-técnica que estão influenciando a interação humano-computador. Com isso fica evidenciado o papel do computador na crise do sujeito moderno, e afirma-se a necessidade de se pensar a subjetividade para além da clássica divisão sujeito-objeto, homem máquina, natureza-artifício... o que aponta para a idéia de acoplamentos flexíveis entre humanos e computadores e pede por uma noção de aprendizagem que acolha a criação de problemas como seu aspecto mais rico.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the humans' interactions with personal computers. In the first part, starting from the abashment produced by those encounters, it is studied the production of the “friendly machine” – that suggests comparisons with the human mind – and its strong achievements in the cultural transformations of the end of the XX Century. In the second part of this study, starting from workers' interviews talking about their basic learning in the personal computers handling, an analysis of the main conceptions on the relationship man-technique that are influencing the human-computer interaction is made. It denotes the role of the computer in the modern subject's crisis. Also, it is affirmed the need to think the subjectivity beyond its classic division: subject-object, man-machine, nature-artifice... It points out to the idea of flexible couplings between humans and computers and it demands a notion of learning that welcomes the creation of problems as its richer aspect.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherPaulo Sergio de Carvalhopt_BR
dc.subjectinteração humano-computadorpt_BR
dc.subjectrelação homem-técnicapt_BR
dc.subjectSherry Turklept_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectsubjetividadept_BR
dc.subjecthuman-computer interactionpt_BR
dc.subjectman-technique relationshippt_BR
dc.subjectlearning and educationpt_BR
dc.subjectsubjectivitypt_BR
dc.titleAcoplamentos: um estudo sobre a interação entre humanos e computadorespt_BR
dc.typeTese/Dissertaçãopt_BR
dc.rights.holderPaulo Sergio de Carvalhopt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.classificationPsicologia Comportamentalpt_BR
dc.subject.enapaprendizagempt_BR
dc.subject.enapcomportamento humanopt_BR
dc.subject.enapinformáticapt_BR
dc.subject.enappsicologiapt_BR
dc.educational.contextDissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Psicologia Clínica, sob a orientação do Prof. Dr. Peter Pál Pelbart.pt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.pt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações do Corpo Técnico da Enap
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Acoplamentos_dissertacao_PauloCarvalho.pdf645.12 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.