Curso gestão do conhecimento: teoria e boas práticas
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) | - |
dc.contributor.author | Batista, Fábio Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-01T13:50:39Z | - |
dc.date.available | 2014-09-01T13:50:39Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1282 | - |
dc.description.abstract | Módulo 1: O que é gestão do conhecimento na administração pública? Dado. Informação. Conhecimento. Economia do Conhecimento. Administração pública. GC na administração pública. Componentes do Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira. Relação entre GC e gestão estratégica. Viabilizadores da GC. Processo de GC. Ciclo KDCA. Módulo 2: Por que gestão do conhecimento na administração pública? A importância da GC. Razões para implementar GC na administração pública. Benefícios da GC para o indivíduo, equipes, organização e sociedade. Módulo 3: Práticas de gestão do conhecimento. Práticas de relacionadas principalmente aos aspectos de gestão de recursos humanos que facilitam a transferência, a disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento. Práticas ligadas primariamente à estruturação dos processos organizacionais que funcionam como facilitadores da geração, retenção, organização e disseminação do conhecimento organizacional. Práticas cujo foco central é a base tecnológica e funcional que serve de suporte à gestão do conhecimento organizacional, incluindo automação da gestão da informação, aplicativos e ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) para captura, difusão e colaboração. Módulo 4: Como implementar gestão do conhecimento na administração pública? Resultados esperados da implementação da GC. O papel a ser desempenho pelas áreas responsáveis por gestão de pessoas; gestão da informação e documentação; gestão da tecnologia da informação e comunicações; planejamento estratégico; gerenciamento de projetos e gestão de processos na implementação da GC na organização. Ciclo Operacional de GC. Principais barreiras e facilitadores à implementação da GC nas organizações públicas. Iniciativas de GC. Passos para elaborar e implementar o plano de gestão do conhecimento. Estudos de caso: Superintendência de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (SAR/ANAC); Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG/MG); Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.subject | gestão de recursos humanos | pt_BR |
dc.subject | disseminação | pt_BR |
dc.subject | informação | pt_BR |
dc.subject | compartilhamento de informação | pt_BR |
dc.subject | disseminação do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | gestão da informação | pt_BR |
dc.subject | TI | pt_BR |
dc.subject | gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Curso gestão do conhecimento: teoria e boas práticas | pt_BR |
dc.type | Apresentação/Slides | pt_BR |
dc.type | Curso Completo | pt_BR |
dc.type | Programa de Curso | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Programa de curso: 7 p. | pt_BR |
dc.description.physical | Cinco apresentações em slides | pt_BR |
dc.date.started | 2014-03-20 | - |
dc.date.finished | 2014-03-28 | - |
dc.description.classification | Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject.enap | gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.enap | administração pública | pt_BR |
dc.subject.enap | informação | pt_BR |
dc.subject.enap | gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject.enap | gestão da informação | pt_BR |
dc.subject.enap | tecnologia da informação | pt_BR |
dc.educational.description | Ao final da disciplina, o participante deverá ser capaz de: 1. Compreender a importância do conhecimento, da gestão do conhecimento e da inovação na Economia do Conhecimento (Knowledge-Based Economy); 2. Definir o que é gestão do conhecimento na administração pública; 3. Justificar a importância da gestão do conhecimento para órgãos e entidades da administração pública; 4. Analisar casos de gestão do conhecimento em algumas organizações do executivo federal e estadual; 5. Identificar as principais barreiras e facilitadores à implementação da GC nas organizações públicas; 6. Elaborar um plano de gestão do conhecimento com foco em resultados; e 7. Identificar Políticas e práticas de gestão de pessoas importantes para o sucesso da implementação da GC. | pt_BR |
dc.educational.description2 | A metodologia contempla o uso das seguintes técnicas de ensino: Apresentação teórica por meio de aulas expositivas e dialogadas com a utilização de recursos audiovisuais (vídeo e slides); Apresentação de casos reais de implantação da gestão do conhecimento em órgãos e entidades da administração pública por meio de aulas expositivas e dialogadas; 04 trabalhos em equipe (um após cada um dos quatro módulos da disciplina). | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras faz parte das estratégias para o desenvolvimento profissional dos integrantes de carreiras transversais e do ciclo de gestão do governo federal, a saber: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); Analistas de Planejamento e Orçamento (APO); Analistas de Finanças e Controle (AFC); Analistas de Comércio Exterior (ACE); Analistas e Especialistas de Infraestrutura (AIE e EIE) e Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS). | pt_BR |
dc.educational.context | Programa de aperfeiçoamento para carreiras - 2014 | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
Appears in Collections: | Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2014 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Programa - Gestão do Conhecimento Final.pdf | Programa do curso - Gestão do Conhecimento: teoria e boas práticas | 230.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Apresentação - Fábio Batista - Visão Geral.pdf | Apresentação - Fábio Batista - Visão Geral | 631.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Apresentação - Fábio Batista - Módulo 1.pdf | Apresentação - Fábio Batista - Módulo 1 | 405.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Apresentação - Fábio Batista - Módulo 2.pdf | Apresentação - Fábio Batista - Módulo 2 | 702.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Apresentação - Fábio Batista - Módulo 3.pdf | Apresentação - Fábio Batista - Módulo 3 | 685.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Apresentação - Fábio Batista - Módulo 4.pdf | Apresentação - Fábio Batista - Módulo 4 | 2.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.