Title: Gestão estratégica social
Authors: Brasil. Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS). Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Superintendência Estadual em SP. Divisão de Contabilidade
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=185&Itemid=32
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 2 p.
Issue Date: 1998
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Abstract: Buscando a excelência dos seus serviços, a Divisão de Contabilidade da Superintendência do INSS, no Estado de São Paulo, implementou a experiência denominada Gestão Estratégica Social, que compreende duas partes: Avaliação econômica e Aperfeiçoamento pessoal e profissional do servidor. A Avaliação Econômica permitiu a mensuração das atividades desenvolvidas no INSS-SP quanto aos aspectos financeiros, orçamentários, contábeis e administrativos, proporcionando um instrumento gerencial de tomada de decisões. Ao mesmo tempo, o modelo adotado, apresentado e discutido, contribuiu para o aperfeiçoamento profissional à medida que substituiu a percepção parcial e fragmentada do serviço por uma visão de totalidade, na qual a qualidade de cada tarefa executada assume maior importância e significado. Este modelo se completou com o treinamento oferecido, voltado para Organização e Métodos, a fim de instrumentalizar os esforços dos servidores em busca de melhores resultados
Keywords: INSS;  Gestão de pessoas;  Gestão estratégica;  Excelência;  Capacitação profissional;  Servidor público;  Avaliação econômica;  Aspecto financeiro e orçamentário
Target: A finalidade da iniciativa é obter transparência e interação de receita e despesa, racionalizar o trabalho e o uso de recursos e atingir uma melhor qualidade dos serviços prestados, abrindo espaço para avaliação dos usuários
Target Audience: Servidores públicos em geral
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Marilene Abreu Couto . Ações premiadas no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 1996. Áreas temáticas: gestão financeira e orçamentária / planejamento, gestão e desempenho institucional
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/945
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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