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dc.contributor.authorBrasil. Ministério da Fazenda (MF). Delegacia da Receita Federal (DRF). Centro Norte-RJ-
dc.date.accessioned2014-04-02T17:27:53Z-
dc.date.available2014-04-02T17:27:53Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/942-
dc.description.abstractA Agência da Receita Federal (ARF) Centro-Norte do Rio de Janeiro, a maior do Brasil, era conhecida, ao final de 1995, como “ARF Inferno”. Os funcionários só atuavam a partir da cobrança direta dos chefes de seção. Estes ficavam sobrecarregados, executando tarefas que cabiam aos seus funcionários — e deixavam de gerenciar adequadamente suas seções. A busca de soluções começou pelo horário de trabalho e de atendimento ao público da agência, que foi mudado de 10:00 às 16:30 horas para de 07:00 às 19:00 horas, no sistema de turnos interpenetrantes, com horário corrido de 6 horas. Este sistema ficava vinculado ao aumento de produtividade, eficácia e qualidade do serviço. Foi instalado um programa de controle eletrônico do ponto, no qual cada funcionário digita sua senha secreta ao entrar e sair do trabalho. Em atendimentos como conta-corrente, foram criadas duplas de funcionários para dividir a responsabilidade pela produção. Constata-se acentuada satisfação da clientela. Os funcionários se tornaram mais produtivos, responsáveis e disciplinados e exibem orgulho e satisfação com o trabalho. A agência se tornou modelo para outras. Ocorreu um aprendizado no sentido de que é possível fazer muito com poucos recursos, e de que as ações de mudanças devem ser adotadas com rapidez, para inibir as reações contrárias e criar a predisposição favorável a uma transformação radicalpt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.sourcehttp://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=255&Itemid=32pt_BR
dc.subjectQualidade totalpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectPrograma de incentivopt_BR
dc.subjectAgência da Receita Federalpt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.titlePrograma de incentivo à produtividade e à qualidade totalpt_BR
dc.typeRelato de Experiênciapt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 3 p.pt_BR
dc.date.finished1996-
dc.description.classificationInovaçãopt_BR
dc.description.additionalIniciativa premiada no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Eduardo Henrique Portas Simões Araújo. Ações premiadas no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 1996. Área temática: modernização de procedimentospt_BR
dc.subject.enapIncentivopt_BR
dc.subject.enapProdutividadept_BR
dc.subject.enapQualidade totalpt_BR
dc.subject.enapAgente públicopt_BR
dc.subject.enapGestão de pessoaspt_BR
dc.subject.enapAtendimento ao cidadãopt_BR
dc.educational.descriptionA finalidade da iniciativa é melhorar o atendimento ao público e produtividadept_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicos em geralpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).pt_BR
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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