Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrasil. Ministério da Aeronáutica (MAER). Centro Técnico Aeroespacial (CTA). Terceiro Serviço Regional de Aviação Civil (SERAC-3)-
dc.date.accessioned2014-03-28T11:55:03Z-
dc.date.available2014-03-28T11:55:03Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/908-
dc.description.abstractO Terceiro Serviço Regional de Aviação Civil (SERAC-3), da Divisão de Pessoal Militar (DPM) do Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), tem por atribuição orientar e fiscalizar todas as atividades relacionadas com a aviação civil nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Iniciando a implantação da Gestão pela Qualidade Total, a DPM realizou um estudo da reação dos clientes aos serviços oferecidos pelo SERAC-3. Os resultados indicaram que os serviços prestados tinham pouca credibilidade e que os clientes atribuíam a DPM um poder decisório que ela não tinha e percebiam as restrições impostas pela legislação como obstrução gerada pela própria DPM. A solução para este problema foi a elaboração de um Manual do Usuário que, operacionaliza um conjunto de variáveis. Com a iniciativa houve redução do número de reclamações dos clientes, os funcionários passaram a enxergar suas atividades a partir da perspectiva dos clientes e também a propor melhorias no Manual do Usuário. Superou-se a crise de percepções entre gerentes e funcionários, com melhoria do ambiente de trabalho e aumentou o grau de democratização do acesso aos subserviços, nos termos de todas as variáveis.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.sourcehttp://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=57&Itemid=32pt_BR
dc.subjectAviação civilpt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectCidadãopt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectGestão por melhoriaspt_BR
dc.titleManual do usuário: uma experiência no serviço públicopt_BR
dc.typeRelato de Experiênciapt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 2 p.pt_BR
dc.date.finished1996-
dc.description.classificationInovaçãopt_BR
dc.description.additionalIniciativa premiada no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de José Renato Arroyo Simões. Ações premiadas no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 1996. Áreas temáticas: atendimento ao usuário; atendimento ao cidadãopt_BR
dc.subject.enapAtendimento ao cidadãopt_BR
dc.subject.enapServiço públicopt_BR
dc.subject.enapQualidade totalpt_BR
dc.subject.enapGerenciamento por melhoriaspt_BR
dc.educational.descriptionA finalidade da iniciativa é melhorar o nível de credibilidade dos serviços prestados frente aos usuáriospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicos em geralpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).pt_BR
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.