Avaliação de desempenho em estágio probatório
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brasil. Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRHAE) | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-27T13:14:23Z | - |
dc.date.available | 2014-03-27T13:14:23Z | - |
dc.date.issued | 1998 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/898 | - |
dc.description.abstract | O estágio probatório de dois anos dos servidores públicos federais representa, ao mesmo tempo, uma fase complementar ao processo de seleção e um período de adaptação do servidor recém-admitido à instituição. Uma das dificuldades existentes é operacionalizar um processo de acompanhamento compatível com a finalidade do estágio probatório e que promova o ajustamento do servidor de modo a aumentar a sua produtividade e o seu desenvolvimento profissional e pessoal. O processo de avaliação é conduzido pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRHAE) e realizado por comissão específica, obedecendo a duas etapas. A primeira, que assume o caráter de “Avaliação de Acompanhamento”, ocorre no sexto mês de admissão do servidor, visa identificar os fatores que estejam interferindo no seu desempenho — mediante apreciação da comissão e do próprio servidor — e colher propostas de treinamento, acompanhamentos, assistência psicológica ou social, remanejamentos, etc., conforme o caso, a serem adotadas, diante da necessidade de reabilitação do servidor, até a última etapa da avaliação. A segunda e última etapa ocorrem no décimo oitavo mês de exercício, e tem como finalidade determinar, através da pontuação mínima exigida, a aprovação ou não do servidor, assumindo o caráter de “Avaliação Final”. A iniciativa alcançou a conscientização da chefia imediata da importância de proporcionar ao avaliando condições de adaptação ao grupo e ao ambiente de trabalho, mediante ações de recursos humanos, a participação mais efetiva do avaliando no processo de avaliação, discernindo seus direitos e deveres e imparcialidade e justiça das avaliações, realizadas em etapas distintas, conforme instrumentos adequados e por comissão avaliativa composta de servidores treinados e comprometidos com o processo de avaliação | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.source | http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=86&Itemid=32 | pt_BR |
dc.subject | UFPR | pt_BR |
dc.subject | Estágio probatório | pt_BR |
dc.subject | Servidor público | pt_BR |
dc.subject | Administração pública federal | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.title | Avaliação de desempenho em estágio probatório | pt_BR |
dc.type | Relato de Experiência | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 2 p. | pt_BR |
dc.date.finished | 1996 | - |
dc.description.classification | Inovação | pt_BR |
dc.description.additional | Iniciativa premiada no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Maria Albertina Carino de Camargo. Ações premiadas no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 1996. Áreas temáticas: avaliação de desempenho e controle de resultados; planejamento, gestão e desempenho institucional | pt_BR |
dc.subject.enap | Gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject.enap | Administração pública | pt_BR |
dc.subject.enap | Agente público | pt_BR |
dc.subject.enap | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.subject.enap | Estágio probatório | pt_BR |
dc.subject.enap | Condição de trabalho | pt_BR |
dc.educational.description | A finalidade da iniciativa é realizar a fase de estágio probatório de servidores públicos | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Servidores públicos em geral | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). | pt_BR |
Appears in Collections: | Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Avaliação de desempenho em estágio probatório.pdf | 66.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.