Transporte escolar público do Distrito Federal à luz da abordagem de arranjos de implementação: crescimento e mutações de uma política do urbano
Title: | Transporte escolar público do Distrito Federal à luz da abordagem de arranjos de implementação: crescimento e mutações de uma política do urbano |
Authors: | Rocha, Beatriz Botelho Menezes da |
metadata.dc.contributor.other: | Ximenes, Daniel de Aquino |
Language: | Português |
Country: | Brasil |
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 2025 |
metadata.dc.rights.holder: | Enap |
metadata.dc.rights.license: | Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Políticas Públicas |
Abstract: | O Serviço de Transporte Complementar Escolar do Distrito Federal (STCE) é uma política pública responsável por transportar diariamente cerca de 64 mil estudantes da rede pública distrital. Originalmente concebido para conduzir à escola alunos residentes em áreas rurais, o programa expandiu-se significativamente nos últimos anos, transformando-se em um sistema predominantemente urbano, que atende diversas necessidades. Entre os grupos atendidos, sobressai o de discentes que moram em regiões nas quais não há vagas suficientes para atender a demanda por educação básica e precisam se deslocar diariamente para outras regiões administrativas do DFpara acessar a escola. Este trabalho investiga, à luz da metodologia de Arranjos de Implementação, as mudanças estruturais e operacionais do STCE que impulsionaram o seu crescimento. Nessa abordagem, destaca-se a interação entre atores e instrumentos do serviço como fator central para a compreensão do sistema e de sua expansão. Além das posições dos principais agentes e de aspectos normativos e financeiros do STCE, há espaço na pesquisa para o conceito de Política do Urbano, uma perspectiva teórica que viabiliza o estudo do STCE atrelado ao tecido da cidade, ao seu território e à dinâmica social urbana. Entre os resultados obtidos, destaca-se que o crescimento do STCE foi impulsionado por três fatores principais: os interesses dos atores beneficiados pela política, a capacidade adaptativa do serviço às demandas sociais reais do DF e as dificuldades no planejamento da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) no que tange à construção de novos espaços educacionais e à alocação de estudantes nas escolas existentes. Alterações no arcabouço normativo e mudanças nas dinâmicas político-institucionais também foram determinantes para sua expansão. Embora o estudo não tenha caráter avaliativo ou propositivo, contribui para o debate sobre políticas públicas ao explorar a mobilidade estudantil no DF, a metodologia de Arranjos de Implementação e a inter-relação entre políticas públicas e o espaço urbano. |
Keywords: | Transporte público; Transporte rodoviário; Políticas públicas |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8374 |
Appears in Collections: | Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção |
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Dissertação final com ficha -Beatriz Botelho M da Rocha.pdf | Dissertação - Beatriz Rocha | 2.8 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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