Title: O uso de incentivos como estratégia para o alcance da performance para além da conformidade no âmbito da regulação do transporte rodoviário de cargas
Authors: Almeida, Érica
metadata.dc.contributor.other: Vieira, Vânia
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 38 p.
Issue Date: 10-Dec-2024
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Abstract: Trata-se de um estudo exploratório que busca investigar o atual estágio da regulação do setor de transporte de cargas, visando identificar a viabilidade de serem nela aplicadas os conceitos definidos pela teoria da regulação para além da conformidade. Assim, o trabalho foi desenvolvido no sentido de demonstrar o enquadramento teórico da regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres para o transporte rodoviário de cargas no paradigma do comando e controle, para posteriormente verificar como mecanismos de “Beyond Compliance” poderiam ser implementados pela Agência. Para tanto, optou-se por realizar uma revisão de textos que tratam da Regulação Responsiva e suas vertentes, acessados por meio de ferramentas de busca de trabalhos acadêmicos. Realizou-se, também, uma pesquisa documental acerca do tratamento dado ao assunto no âmbito das produções da ANTT e, por fim, consulta à legislação que disciplina o transporte rodoviário de cargas. O problema que se buscou investigar no decorrer da pesquisa refere-se à incapacidade de o atual modelo de controle de obrigações do setor contribuir de forma efetiva na mitigação de riscos – principalmente ambientais e sociais – intrínsecos à atividade de transporte rodoviário de cargas, uma vez que citado modelo de enforcement foca suas atenções no cumprimento das regras de operação. Espera-se que a pesquisa contribua para o debate relacionado à mitigação de riscos no âmbito da atividade de transporte rodoviário de cargas, sobretudo no que tange à definição de estratégias regulatórias que poderiam ser adotadas pela ANTT ou formuladores de políticas públicas para o TRC. Por tratar-se, como já ressaltado, de estudo exploratório, a pesquisa não objetiva esgotar o tema proposto, pretendendo, antes de tudo, oportunizar o futuro aprofundamento das questões suscitadas. Além disso, o estuda não pretende traçar métricas ou elaborar métodos para a avaliação de riscos inerentes ao transporte rodoviário de cargas, tampouco para a delimitação das medidas ideais, em abrangência ou imperatividade, para enfrentar tais riscos. Em conclusão, o estudo pretende demonstrar a existência de diferentes estratégias e alternativas para a inserção de medidas para além da conformidade no âmbito da regulação do TRC.
Keywords: transporte rodoviário;  transporte de cargas;  avaliação de risco
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8352
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