Title: Mulheres negras no serviço público federal: [escrevivências] que transbordaram pelo Atlântico
Authors: Brasil., Ministério da Igualdade Racial.
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Material Textual
metadata.dc.description.physical: 112 p.
Issue Date: 2024
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Ministério da Igualdade Racial (MIR)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Ética, Cidadania e Diversidade
Abstract: Esta publicação é uma das entregas relacionadas ao simbólico mês de julho, apresentando e discutindo alguns dados sobre as mulheres negras no serviço público, celebrando trajetórias e reconhecendo suas contribuições indispensáveis para a sociedade brasileira. A população negra, ao cruzar o Atlântico, trouxe consigo a memória e as palavras como poder e tecnologia de sobrevivência. A tradição oral, transformada no Ocidente em contos, livros e poesias, mantém vivos ensinamentos que resistem ao apagamento. As narrativas orais, que expressam hábitos e valores, foram e continuam sendo instrumentos vitais de saberes, cura e transformação coletiva. A oralidade e a escrita do nosso povo são práticas de resistência e troca de conhecimentos, mantendo nossa história e memória vivas para as novas gerações.
Keywords: liderança;  servidor público;  diversidade;  mulheres negras
Sustainable Development Objectives (ODS): 05. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8284
Appears in Collections:Livros Publicados pela Enap
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.