Estudo de caso: restrição de operações aéreas no Aeroporto Santos Dumont – decisões regulatórias de 2023
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Nina, Alice Serpa Braga Della | - |
dc.contributor.other | Freitas, Gustavo Machado de (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-27T13:01:16Z | - |
dc.date.available | 2024-11-27T13:01:16Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8122 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste na descrição e avaliação crítica das decisões regulatórias, editadas em 2023, sobre a operação do Aeroporto Santos Dumont, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O cerne do trabalho prende-se com a análise da aderência das referidas decisões ao arcabouço regulatório vigente, notadamente com as ferramentas de boas práticas regulatórias. Como premissa para a análise, apresenta-se uma breve contextualização sobre o serviço de infraestrutura aeroportuária e o programa de concessão. Adicionalmente, expõe-se o arcabouço regulatório vigente, com a delimitação das instâncias administrativas competentes. Listam-se, ainda, as boas práticas regulatórias, derivadas de diplomas normativos e da realidade do cenário de regulação da aviação civil. Assentadas essas premissas conceituais, discorre-se sobre o próprio Aeroporto Santos Dumont, de modo a identificar a razão e o momento em que a movimentação do aeroporto impulsionou a intervenção do Poder Público. As decisões veiculadas por meio das Resoluções CONAC n. 1 e n. 2, ambas de 2023, são exploradas no seu procedimento de formação, com a análise dos processos administrativos de que resultaram. Exploram-se os atores que foram envolvidos e que manifestaram interesse na matéria. Ao final, considera-se o arcabouço teórico-normativo para sinalizar que as decisões regulatórias sobre o Aeroporto Santos Dumont não se arranjam bem com o cenário regulatório, notadamente com as boas práticas regulatórias. Palavras-chaves: Regulação. Aviação Civil. Infraestrutura Aeroportuária. Aeroporto Santos Dumont. Movimentação aeroportuária. Resolução CONAC n. 1, de 2023. Resolução CONAC n. 2, de 2023. Ferramentas de boas práticas regulatórias. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | transporte aéreo | pt_BR |
dc.subject | regulação | pt_BR |
dc.subject | infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | agência reguladora | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso: restrição de operações aéreas no Aeroporto Santos Dumont – decisões regulatórias de 2023 | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Alice Serpa Braga Della Nina | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 57 Páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Regulação | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
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TCC_Alice Serpa Braga Della Nina.pdf | 545.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
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