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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/810
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dc.contributor.authorCarvalho, Paulo Sergio de-
dc.date.accessioned2014-02-10T16:50:30Z-
dc.date.available2014-02-10T16:50:30Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/810-
dc.description.abstractEste artigo apresenta a evolução de reflexões sobre o papel da Rede Nacional de Escolas de Governo no Brasil, em sequência a trabalhos apresentados em congressos anteriores do CLAD (Carvalho, 2005, 2009). O contexto brasileiro, nos aspectos que mais afetam os desafios postos aos processos de capacitação profissional de servidores públicos, é inicialmente apresentado, para facilitar a apreensão das experiências que serão analisadas. Em seguida, é feita a caracterização da Rede Nacional, apontando-se alguns de seus resultados. Outras experiências de Rede, em geral atuando como “sub-redes” da Rede Nacional são descritas: relata-se a situação da articulação das escolas de governo no âmbito do Poder Executivo Federal, o chamado “Sistema de Escolas de Governo da União”; em seguida são apresentadas três experiências existentes no nível subnacional, de redes em funcionamento em três dos estados brasileiros, tratando dos casos da “Rede Estadual de Escolas de Governo do Paraná”, do projeto em implantação denominado “Rede Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Sul”, e da “Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará”. Em seguida, faz-se o relato da articulação em rede das escolas vinculadas aos tribunais de contas, a “Rede de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas”. Ao final, são construídas reflexões sobre o que essas distintas experiências de redes de capacitação apontam de específico, com vista a contribuir para o debate sobre as diversas opções político-organizativas que podem ser implementadas para o aumento da sinergia e capacidade de atuação das entidades formadoras, com vista à melhoria da qualidade do serviço público brasileiro, por meio do investimento na educação e qualificação profissional dos agentes públicospt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherPaulo Sergio de Carvalhopt_BR
dc.sourcehttp://www.dgsc.go.cr/dgsc/documentos/cladxvii/carvapau.pdfpt_BR
dc.subjectEscola de governopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.titleRede Nacional de Escolas de Governo no Brasil: aprendizagens e desafiospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderPaulo Sergio de Carvalhopt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 23 p.pt_BR
dc.description.classificationEscola de Governopt_BR
dc.description.additionalArtigo apresentado ao XVII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Cartagena, Colombia, 30 oct. - 2 Nov. 2012pt_BR
dc.subject.enapServiço públicopt_BR
dc.subject.enapEscola de governopt_BR
dc.subject.enapCapacitação profissionalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).pt_BR
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