Title: Coletânea planejamento e orçamento governamental: volume 1: a metodologia de gestão estratégica do NAE
Authors: Brasil. Presidência da República (PR). Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE)
metadata.dc.contributor.other: Giacomoni, James (Organizador da coletânea)
Pagnussat, José Luiz (Organizador da coletânea)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=861
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 26 p.
Issue Date: 2007
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Planejamento Estratégico
Abstract: O texto incorpora uma diversidade de ferramentas de planejamento estratégico. Sua principal característica é a de ver o planejamento estratégico como um processo e não apenas como um projeto que se finda com a antevisão de cenários prospectivos e suas possíveis soluções estratégicas.
Keywords: Planejamento estratégico;  Metodologia;  Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE)
metadata.dc.description.additional: Coletânea Planejamento e Orçamento SUMÁRIO Prefácio 7 Introdução José Luiz Pagnussat 9 Capítulo I – Teoria do planejamento público 67 Dois séculos de teoria do planejamento: uma visão geral 69 John Friedmann Capítulo II – Metodologias de planejamento 113 O plano como aposta 115 Carlos Matus O Quadro Lógico: um método para planejar e gerenciar mudanças 145 Peter Pfeiffer Capítulo III – Planejamento no Brasil 191 A experiência brasileira em planejamento econômico: uma síntese histórica 193 Paulo Roberto de Almeida A retomada do planejamento governamental no Brasil e seus desafios 229 Ariel Pares e Beatrice Valle A metodologia de gestão estratégica do NAE 271 Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE)
URI: repositorio.enap.gov.br/handle/1/809
Appears in Collections:Coletâneas ENAP
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.