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dc.contributor.authorCavalcanti, Bianor Scelza-
dc.contributor.authorOtero, Roberto Bevilacqua-
dc.date.accessioned2014-02-10T12:54:09Z-
dc.date.available2014-02-10T12:54:09Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/804-
dc.description.abstractO estudo realizado envolve um benchmarking de novos padrões gerenciais adotados pelo governo dos Estados Unidos, notadamente no que se refere a formas inovadoras de gestão, de controle de gestão, de gestão orçamentária e de avaliação institucional. Para a realização do presente trabalho, os autores valeram-se de consulta bibliográfica a livros e documentos produzidos nos últimos cinco anos, cabendo destacar, dentre os diversos documentos citados nas referências bibliográficas e notas, os estudos produzidos pela National Academy of Public Administration — NAPA e pelo General Accounting Office — GAO sobre o processo de “reinvenção do governo” americano. Integram, também, o presente trabalho informações obtidas através de participação em seminários e palestras conduzidas pela NAPA e pela Virginia Polytechnic Institute and State University, no período de 03 a 14 de junho de 1996, no âmbito de projeto de Avaliação de Programas Públicos Orientada para Resultados, desenvolvido pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (EBAP/FGV) para o Tribunal de Contas da União (TCU) do Brasil. Tais palestras incluíram, dentre outros assuntos, a visão geral da avaliação no âmbito do governo federal americano; o papel do Office of Management and Budget (OMB) na avaliação e mensuração de desempenho; a evolução da auditoria interna e externa, bem como a avaliação de programas efetuada pela Rand Corporation. Finalmente, ainda no âmbito do programa referido, foram utilizados materiais e informações coletadas a partir de entrevistas efetuadas em organizações governamentais como, dentre outras, o U.S. Department of Health and Human Services, e em organizações particulares que realizam avaliação de programas, por força de contratos de prestação de serviços, como o Urban Institute, a Mathematic Policy Research e a Maximus, todas situadas em Washington D.Cpt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.sourcehttp://www.enap.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=259pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento gerencialpt_BR
dc.subjectBenchmarkingpt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.titleTexto para discussão 16: novos padrões gerenciais no setor público: medidas do governo americano orientadas para o desempenho e resultadospt_BR
dc.typeTexto para Discussãopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 31 p.pt_BR
dc.description.classificationDesenvolvimento Gerencialpt_BR
dc.description.additionalBianor Scelza Cavalcanti é mestre em administração pública pelo Washington Public Affairs Center da University of Southern California e professor da EBAP/FGV-RJ; e Roberto Bevilacqua Otero é mestrando em administração pública e professor na EBAP/FGV-RJpt_BR
dc.description.additionalA série Texto para discussão divulga artigos em fase de pré-publicação, com o objetivo de fomentar o debate direto entre o leitor e o autorpt_BR
dc.subject.enapDesenvolvimento Organizacionalpt_BR
dc.subject.enapEngenharia Reversapt_BR
dc.subject.enapControle de Gestãopt_BR
dc.subject.enapGestão Orçamentariapt_BR
dc.subject.enapAvaliação de Desempenhopt_BR
dc.subject.enapSetor Públicopt_BR
dc.subject.enapPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.typeRegime::Licença Padrão ENAPpt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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