Title: Proposição de instrumento de avaliação de impacto do PNAES a partir de aplicação nos campi fora da sede da FURG
Authors: Silva, Andressa Vieira
Freitas, Tiaraju Alves de
Teixeira, Gibran
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 75, n. 2, 341-365 p.
Issue Date: Jun-2024
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
metadata.dc.rights.license: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Educação e Docência
Políticas Públicas
Abstract: Esta pesquisa propõe um instrumento para avaliação da política pública de assistência estudantil nos campifora da sede da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), buscando cumprir a exigência do Decreto do PNAES, de que as Instituições Federais de Ensino Superior devem fixar métodos para monitoramento e avaliação do programa, mecanismos que, segundo a CGU, a FURG e grande parte das IFES ainda não possuem. A partir das informações disponíveis no Sistema FURG, foi elaborado um banco de dados contendo características observáveis dos estudantes desses campi, do período de 2014 a 2019. Optou-se por avaliar o PNAES via Propensity Score Matching, sendo possível assim a comparação do desempenho apresentado pelo grupo tratado e pelo grupo controle, tendo como variável de interesse o coeficiente de rendimento. Conforme os resultados, os beneficiários superam os demais alunos em até 41,8 % indicando que o programa, além de garantir custeio, incentiva o desempenho dos estudantes beneficiados.
Esta investigación propone un instrumento para evaluar la política pública de atención a los estudiantes en los campi fuera de la Universidad Federal de Rio Grande (FURG), buscando dar cumplimiento a la exigencia del Decreto del PNAES, de que las Instituciones Federales de Educación Superior deben establecer métodos de seguimiento y evaluación del programa, mecanismos que, según la CGU, la FURG y la mayoría de las IFES aún no tienen. A partir de la información disponible en el Sistema FURG, se creó una base de datos que contiene las características observables de los estudiantes de estos campis, de 2014 a 2019. Se optó por evaluar el PNAES vía Propensity Score Matching, permitiendo así comparar el desempeño presentado por el grupo tratado y el grupo control, teniendo como variable de interés el coeficiente de rendimiento. Según los resultados, los beneficiarios superan a los demás estudiantes hasta en un 41,8%, lo que indica que el programa, además de garantizar el financiamiento, incentiva el desempeño de los estudiantes beneficiados.
This research proposes an instrument for evaluating the public policy of student assistance on campuses outside the Federal University of Rio Grande (FURG), seeking to fulfill the requirement of the PNAES Decree, that Federal Institutions of Higher Education must establish methods for monitoring and evaluation of the program, mechanisms that, according to CGU, FURG and most IFES do not yet have. From the information available in the FURG System, a database was created containing observable characteristics of the students of these campuses, from 2014 to 2019. We chose to evaluate the PNAES by Propensity Score Matching, thus making it possible to compare the performance presented by the treated group and the control group, with the yield coefficient as the variable of interest. According to the results, the beneficiaries surpass the other students by up to 41.8%, indicating that the program, in addition to guaranteeing funding, encourages the performance of the benefited students.
Keywords: políticas públicas;  avaliação de políticas públicas;  política educacional
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7983
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
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