Educação para democracia: evidências na América Latina
Title: | Educação para democracia: evidências na América Latina |
Authors: | Rodrigues, Igor dos Santos |
metadata.dc.contributor.other: | Griebeler, Marcelo de Carvalho (Orientador) |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Tese |
metadata.dc.description.physical: | 183 páginas |
Issue Date: | 2023 |
metadata.dc.rights.holder: | Igor dos Santos Rodrigues |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Educação e Docência Ética, Cidadania e Diversidade Política Externa e Relações Internacionais |
Abstract: | Educação e política mantêm uma estreita relação em que a educação se torna fundamental para a sustentação de uma democracia. Nesse sentido, a educação tem reportado externalidades que afetam a qualidade de vida do indivíduo e de toda a sociedade. Os fatores mais significantes desse efeito têm desempenhado um papel muito importante para tornar a democracia um sistema viável. Este artigo examina a relação entre educação e democracia, buscando medir objetivamente se a educação melhora o reconhecimento da democracia como condição social, econômica e cultural que permite o exercício livre e igual da autodeterminação política. Aproveitando-se da semelhança do contexto histórico-político referenciado pela América Latina, testamos a relação à nível macro e micro da educação nos aspectos políticos democráticos, a fim de examinar a relação causal entre esses dois fundamentos. Os resultados encontrados neste trabalho fornecem evidências robustas para a relação causal entre educação e democracia. |
Keywords: | democracia; educação; desenvolvimento social; cidadania |
Target: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa de Doutorado em Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Políticas Públicas. |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7901 |
Appears in Collections: | Doutorado Enap |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Versão final digital.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.