Title: Gamificação aplicada à Transformação Digital na Administração Pública
Authors: Silva, Fabiana Bigão, (Conteudista, 2022).
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Conceitos Fundamentais de Gamificação, p 6-25
Módulo 2: Motivação e Engajamento na Gamificação, p 26-58
Módulo 3: Elementos da Gamificação, p 59-80
Módulo 4: Elementos para Modelagem de um Ambiente Gamificado, p 81-100
Módulo 5: Caso Prático de Aplicação da Gamificação em Serviços Públicos, p 101-117
Issue Date: Nov-2022
metadata.dc.rights.holder: Secretaria de Governo Digital
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governo e Transformação Digital
Abstract: O curso Gamificação Aplicada à Transformação Digital na Administração Pública foi desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Coordenação-Geral de Governança em Tecnologia da Informação/Secretaria de Governo Digital (CGGOV/SGD) – Ministério da Economia em 2022. A gamificação é uma ferramenta de gestão de pessoas que ajuda os líderes a promover emoções positivas e a produtividade prazerosa. Por meio das mecânicas corretas e do design adequado é possível aumentar o engajamento no trabalho. Jogos bem projetados oferecem reforço forte e positivo que pode ser sentido de forma sustentável. A experiência de aumentar os níveis de realização impulsiona o comportamento desejado de forma contínua. A proposta da Gamificação é adaptar recursos encontrados nos jogos para a realidade e a rotina das instituições públicas, criando um ambiente mais lúdico, didático e propício à participação. Ao atender essa inovação, as administrações públicas em todo o mundo podem ser mais eficientes, oferecer melhores serviços e responder às exigências de uma sociedade conectada às novas tecnologias digitais.
Keywords: gamificação;  transformação digital;  administração pública
Target: O objetivo desse curso é capacitar servidores públicos para reconhecerem processos fundamentais no desenvolvimento, implementação, gerenciamento e avaliação de propostas que envolvam gamificação, lhes possibilitando atuar em projetos de pequeno, médio e grande porte, com foco na Transformação Digital.Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Diferenciar motivação de engajamento, e reconhecer a importância de ambos para a gamificação; Reconhecer a importância da gamificação para processos de transformação digital do serviço público; Reconhecer como a psicologia motivacional está relacionada à gamificação; Identificar o passo a passo para criar um ambiente com gamificação em projetos de transformação digital; Identificar, a partir de casos práticos da Administração Pública, como a gamificação pode ser implementada.
Target Audience: Agentes públicos que atuam nos órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
metadata.dc.description.additional: Curso desenvolvido no âmbito da Diretoria de Desenvolvimento Profissional - DDPRO/Enap.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7870
Appears in Collections:Escola Virtual: Governo e Transformação Digital


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.