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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/784
Título: Projeto básico: oficina de reflexão e alinhamento das políticas de promoção e incentivo à leitura em nosso país
Autor(es): Escola Nacional de Administração Pública (Brasil). Diretoria de Desenvolvimento Gerencial (DDG). Coordenação Geral de Projetos de Capacitação (CGProj)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Projeto
Descrição física: Número de páginas: 05 p.
Data: 7-Fev-2014
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Políticas Setoriais. Políticas Intersetoriais
Resumo: Contratação de serviços técnicos profissionais especializados de docência para moderação na Oficina, sob medida, de reflexão e alinhamento das políticas de promoção e incentivo à leitura em nosso País, sendo a execução da Oficina norteada pelas diretrizes expressas no inciso I do art. 2º da Resolução nº 01 de 31 de janeiro de 2013 e nos incisos I do art. 2º do Decreto nº 8.091, de 03 de setembro de 2013
Palavras-chave: Projeto básico;  Incentivo à leitura;  Oficina de reflexão e alinhamento;  Secretaria de assuntos estratégicos da Presidência da República
Objetivo: Moderar e facilitar processos conversacionais, por meio da oficina, para proporcionar espaço de reflexão e alinhamento aos representantes de entidades públicas e privadas para análise dos temas determinantes da leitura e diagnosticar como promover uma efetiva leitura de qualidade no País
Público alvo: Representantes de entidades públicas e privadas que atuam na política de fomento à leitura em nosso País
Contexto de aprendizagem: A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE/PR criada pela Lei nº 11.754, de 23 de julho de 2008, e regulada pelo Decreto nº 6.517, de 28 de julho de 2008, tem descrito entre suas competências o assessoramento, direto e imediato, a presidência da República, no planejamento nacional e na formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional. No ano de 2012 a SAE firmou Acordo de Cooperação com o Instituto Ecofuturo, tendo por finalidade apoiar a condução de ações de fomento à leitura no País. Tal parceria fundamenta-se pela importância do tema leitura na pauta de assuntos estratégicos do governo, na medida em que se observa a relevância da leitura no desenvolvimento intelectual dos estudantes brasileiros. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil em 2011, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o IBOPE, a população brasileira é composta por 50% de leitores e 50% de não leitores, e, o hábito da leitura vem declinando desde 2007. Em estudo semelhante, o relatório do PISA-2000 (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos) classificou o Brasil em último lugar, dentre 32 países industrializados, na avaliação sobre letramento em leitura em jovens na faixa etária de 15 anos. Entre as atividades estabelecidas no Acordo de Cooperação é prevista a organização de oficinas de trabalho que possibilitem espaço para discussão, avaliação, consolidação e fortalecimento das políticas existentes para promoção da leitura. Para viabilizar a Oficina sobre a promoção da leitura no País, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República manifesta à Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, mediante Ofício Nº 016/2013-SSAE/SAE/PR, o interesse na contratação de serviço técnico especializado na condução e moderação da citada Oficina. A Fundação Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tem previsto em seus instrumentos normativos, estatuto, Decreto nº 8.091, de 03 de setembro de 2013, e, Resolução Nº 01 de 31 de janeiro de 2013, a prestação de serviços de assessoria técnica para elaboração de estratégias e projetos de desenvolvimento institucional, e para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas da Administração Pública Federal, portanto, detentora de capacidade técnica e operacional para realização da atividade pleiteada pela SAE/PR. Nesse sentido, considerando os argumentos apontados nos parágrafos anteriores, a realização do evento de aprendizagem específico, oficina sob medida, baseia- se na demanda da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, com a finalidade de viabilizar a atividade necessária à realização da ampla reflexão acerca dos principais desafios para a efetiva promoção e o incentivo à leitura em nosso País. Após a realização da Oficina, espera-se obter o relatório contendo o diagnóstico de como promover uma efetiva melhoria na leitura no País
Observações/Notas: Projeto básico constante do processo 04600002018/2013-61
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/784
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Técnico-Gerencial: Cursos Independentes

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