2º Prêmio Nacional de Educação: a gestão educacional no Brasil: aprimorando políticas públicas com impacto social
Title: | 2º Prêmio Nacional de Educação: a gestão educacional no Brasil: aprimorando políticas públicas com impacto social |
Authors: | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Livro |
metadata.dc.description.physical: | 207 páginas |
Issue Date: | 2023 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Educação e Docência |
Abstract: | Certamente, você já deve ter escutado expressões como "quem nunca escolheu um livro pela capa?" ou a máxima de que "um título precisa ser convincente". Essas palavras, embora clichês, possuem alguma ressonância quando nos decidimos a iniciar aventuras por novas leituras. No entanto, aqui, não buscamos apenas convencê-lo pela estética literária, mas sim pela promessa de uma imersão com potencial de ser transformadora. Nossa proposta é levá-lo a uma imersão que transcende as fronteiras dessas páginas, uma experiência que pode provocar uma noção disruptiva e, quem sabe, um deslocamento da realidade. Você vai entender o motivo. A elaboração e execução de políticas públicas são desafios hercúleos, especialmente quando se busca uma análise objetiva dos resultados e impactos alcançados. Esta tarefa, muitas vezes, parece um pouco mitológica, um tipo de utopia promovida por acadêmicos. Os profissionais e pesquisadores dedicados a essa área compreendem as dificuldades em avançar, de forma objetiva, na avaliação de políticas públicas. No entanto, esse avanço não é apenas desejável: é essencial. Os artigos que se seguem, cuidadosamente selecionados entre pesquisadores e pesquisadoras sobre gestão educacional em todo o Brasil, representam um esforço notável na análise de resultados de políticas públicas. Estas páginas abrigam trabalhos que vão além da mera superficialidade descritiva, apresentando indicadores fundamentados em teoria sólida, empiria, análises e estudos de caso relevantes. Tudo isso sustentado por rigor científico. |
Keywords: | educação; gestão educacional; políticas públicas; prêmio |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
metadata.dc.description.additional: | ISBN: 978-65-87791-38-8 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7837 |
Appears in Collections: | Prêmio Nacional de Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gestão Educacional no Brasil - Artigos FNDE (2).pdf | 7.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.