Title: 2º Prêmio Nacional de Educação: a gestão educacional no Brasil: aprimorando políticas públicas com impacto social
Authors: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Livro
metadata.dc.description.physical: 207 páginas
Issue Date: 2023
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação e Docência
Abstract: Certamente, você já deve ter escutado expressões como "quem nunca escolheu um livro pela capa?" ou a máxima de que "um título precisa ser convincente". Essas palavras, embora clichês, possuem alguma ressonância quando nos decidimos a iniciar aventuras por novas leituras. No entanto, aqui, não buscamos apenas convencê-lo pela estética literária, mas sim pela promessa de uma imersão com potencial de ser transformadora. Nossa proposta é levá-lo a uma imersão que transcende as fronteiras dessas páginas, uma experiência que pode provocar uma noção disruptiva e, quem sabe, um deslocamento da realidade. Você vai entender o motivo. A elaboração e execução de políticas públicas são desafios hercúleos, especialmente quando se busca uma análise objetiva dos resultados e impactos alcançados. Esta tarefa, muitas vezes, parece um pouco mitológica, um tipo de utopia promovida por acadêmicos. Os profissionais e pesquisadores dedicados a essa área compreendem as dificuldades em avançar, de forma objetiva, na avaliação de políticas públicas. No entanto, esse avanço não é apenas desejável: é essencial. Os artigos que se seguem, cuidadosamente selecionados entre pesquisadores e pesquisadoras sobre gestão educacional em todo o Brasil, representam um esforço notável na análise de resultados de políticas públicas. Estas páginas abrigam trabalhos que vão além da mera superficialidade descritiva, apresentando indicadores fundamentados em teoria sólida, empiria, análises e estudos de caso relevantes. Tudo isso sustentado por rigor científico.
Keywords: educação;  gestão educacional;  políticas públicas;  prêmio
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
metadata.dc.description.additional: ISBN: 978-65-87791-38-8
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7837
Appears in Collections:Prêmio Nacional de Educação
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestão Educacional no Brasil - Artigos FNDE (2).pdf7.36 MBAdobe PDF View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.