Title: Fundamentos da governança colaborativa para a construção de um índice de governança nacional para o Poder Judiciário (IGOVCNJ): um estudo de caso do paradigma de governança da Justiça Federal da 1ª Região
Authors: Maranhão, Rodrigo Pires Andrade
metadata.dc.contributor.other: Souza, Regina Luna Santos de
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 253 páginas
Issue Date: 5-Oct-2023
metadata.dc.rights.holder: Rodrigo Pires Andrade Maranhão
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: Nesta dissertação, procurou-se analisar o paradigma de governança e os instrumentos avaliativos a que são submetidos aos órgãos da Justiça Federal da 1ª Região pelas burocracias de controle (TCU, CNJ e CJF), tendo como pano de fundo analítico a marcha do Poder Judiciário brasileiro rumo à transformação digital, o mapeamento dos principais gargalos institucionais que emperram a melhoria de desempenho das organizações judiciárias, bem como a percepção dos magistrados sobre seus processos de trabalho e suas estruturas organizacionais no contexto pandêmico. Da análise documental da formulação, aplicação e adequabilidade de modelos, sistemas e instrumentos de governança aplicáveis à Justiça Federal da 1ª Região, observou-se que: 1. há uma quantidade excessiva e dispersa de mecanismos avaliativos existentes, que mormente comprometem a capacidade operacional dos setores estratégicos e não atacam sistematicamente os principais problemas mapeados do setor; 2. algumas organizações judiciárias elaboram seus paradigmas de governança apenas inspiradas no modelo referencial TCU, sem a problematização adequada acerca das implicações ou dos efeitos concretos que a utilização desses paradigmas causariam no efetivo aprimoramento da prestação dos serviços judiciários. 3. há contradições e falta de alinhamento nos paradigmas analisados e indícios de cumprimento meramente formal na implementação de sistemas de governança. O estudo procurou também promover um recalibre na discussão sobre governança no Poder Judiciário, deslocando-a do debate com viés burocrático de controle (anticorrupção, accountability, conformidade, avaliação, integridade, monitoramento, prestação de contas, gestão de riscos e controles internos), variáveis de segunda ordem na administração pública, para uma abordagem centrada no fortalecimento da capacidade de coordenação do CNJ na condução das reformas no Poder Judiciário, na construção de capacidades e qualidades institucionais de ação das organizações judiciárias, com a finalidade entregar melhores serviços à sociedade. Nesse sentido, a pesquisa aponta que o modelo de Governança Pública Colaborativa (GPC), proposto por Martins (2014 e 2020), que busca integrar política, administração, gestão e políticas públicas, é o que mais se coaduna à atual conjuntura de transformação por que passa o Poder Judiciário. A dissertação apresenta ainda fundamentos, mesmo que iniciais, para o desenho de um paradigma de governança nacional e integrado, acompanhado de um instrumento avaliativo único baseado nas dimensões da GPC, denominado iGovCNJ, apto a identificar lacunas e pavimentar um caminho a ser percorrido pelas organizações judiciárias, no que diz respeito à construção de capacidades e qualidades institucionais de ação que as levem a prestar um serviço público de qualidade.
Keywords: poder judiciário;  governança pública colaborativa;  instrumentos avaliativos;  transformação digital
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7777
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Rodrigo Pieres com ficha.pdf4.65 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.