Desenvolvimento profissional cooperativo na escola
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Antônia de Fátima Pereira Melo (conteudista, 2022). | - |
dc.contributor.author | Sallenave, Eduardo (conteudista, 2022). | - |
dc.contributor.author | Jungles, Lisiane Alvim Saraiva (conteudista, 2022) | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T15:04:23Z | - |
dc.date.available | 2023-08-18T15:04:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7730 | - |
dc.description.abstract | Este curso foi desenvolvido pela Enap em parceria com a Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação, em 2022, com o intuito de capacitar profissionais da educação atuantes em redes e escolas que atendam alunos da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental para reconhecerem a importância da colaboração no ambiente escolar como ferramenta para o bom desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | https://www.escolavirtual.gov.br/ | pt_BR |
dc.subject | pedagogia | pt_BR |
dc.subject | gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento profissional cooperativo na escola | pt_BR |
dc.type | Curso Completo | pt_BR |
dc.rights.holder | Ministério da Educação | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 1: Principais estratégias de acompanhamento pedagógico, p 6-22 | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 2: Atividades para o desenvolvimento profissional no contexto escolar, p 23-45 | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 3: Captação de evidências para estudo e intervenções pedagógicas, p 46-54 | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 4: Tipos de estratégias de acompanhamento profissional, p 55-66 | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 5: Motivação e engajamento de profissionais da educação, p 67-71 | pt_BR |
dc.description.classification | Educação e Docência | pt_BR |
dc.description.additional | Curso desenvolvido no âmbito da Diretoria de Desenvolvimento Profissional - DDPRO/Enap. | pt_BR |
dc.educational.description | O objetivo desse curso é apresentar conhecimentos sobre o papel da cooperação no desenvolvimento de profissionais de educação no ambiente escolar em benefício da aprendizagem dos estudantes.Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Reconhecer as principais estratégias de acompanhamento pedagógico para o acesso à aprendizagem de todos os estudantes. Reconhecer a cultura de responsabilização em prol do sucesso dos alunos. Reconhecer a importância de ações colaborativas para criação de projetos pedagógicos que visem o cumprimento de metas pré-estabelecidas. Identificar estratégias para a construção de projetos de incentivo à leitura. Reconhecer a dinâmica escolar como campo de possibilidade para o desenvolvimento profissional. Reconhecer que a confiança e a valorização da equipe de trabalho são imprescindíveis. Reconhecer estratégias para promoção de um clima escolar saudável. Entender o papel da observação pedagógica como estratégia para qualificar o trabalho do professor. Identificar estratégias para o planejamento da observação pedagógica e para a elaboração de feedback. Entender o processo da caminhada pedagógica. Analisar a infraestrutura física e como ela se relaciona com o uso dos diferentes espaços e rotinas da escola. Reconhecer as caminhadas pedagógicas como um passo estratégico a ser realizado pela gestão escolar. Conhecer os fundamentos para a formação de profissionais da educação. Identificar as principais lacunas da formação de professores em estágio probatório. Conhecer os tipos de estratégias de acompanhamento profissional. Reconhecer a relevância de promover a cultura do bem-estar, o estímulo à motivação e ao engajamento de profissionais da educação. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Gestores e profissionais da educação de escolas e redes de ensino que oferecem ensino de pré-escola, 1° e 2° anos do ensino fundamental. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever. | pt_BR |
dc.educational.context | Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Escola Virtual: Educação e Docência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caderno de curso_Desenvolvimento_Profissional.pdf | 3.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.