Title: Desenvolvimento profissional cooperativo na escola
Authors: Teixeira, Antônia de Fátima Pereira Melo (conteudista, 2022).
Sallenave, Eduardo (conteudista, 2022).
Jungles, Lisiane Alvim Saraiva (conteudista, 2022)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Principais estratégias de acompanhamento pedagógico, p 6-22
Módulo 2: Atividades para o desenvolvimento profissional no contexto escolar, p 23-45
Módulo 3: Captação de evidências para estudo e intervenções pedagógicas, p 46-54
Módulo 4: Tipos de estratégias de acompanhamento profissional, p 55-66
Módulo 5: Motivação e engajamento de profissionais da educação, p 67-71
Issue Date: Dec-2022
metadata.dc.rights.holder: Ministério da Educação
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Educação e Docência
Abstract: Este curso foi desenvolvido pela Enap em parceria com a Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação, em 2022, com o intuito de capacitar profissionais da educação atuantes em redes e escolas que atendam alunos da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental para reconhecerem a importância da colaboração no ambiente escolar como ferramenta para o bom desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Keywords: pedagogia;  gestão escolar;  metodologia de ensino;  desenvolvimento profissional
Target: O objetivo desse curso é apresentar conhecimentos sobre o papel da cooperação no desenvolvimento de profissionais de educação no ambiente escolar em benefício da aprendizagem dos estudantes.Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Reconhecer as principais estratégias de acompanhamento pedagógico para o acesso à aprendizagem de todos os estudantes. Reconhecer a cultura de responsabilização em prol do sucesso dos alunos. Reconhecer a importância de ações colaborativas para criação de projetos pedagógicos que visem o cumprimento de metas pré-estabelecidas. Identificar estratégias para a construção de projetos de incentivo à leitura. Reconhecer a dinâmica escolar como campo de possibilidade para o desenvolvimento profissional. Reconhecer que a confiança e a valorização da equipe de trabalho são imprescindíveis. Reconhecer estratégias para promoção de um clima escolar saudável. Entender o papel da observação pedagógica como estratégia para qualificar o trabalho do professor. Identificar estratégias para o planejamento da observação pedagógica e para a elaboração de feedback. Entender o processo da caminhada pedagógica. Analisar a infraestrutura física e como ela se relaciona com o uso dos diferentes espaços e rotinas da escola. Reconhecer as caminhadas pedagógicas como um passo estratégico a ser realizado pela gestão escolar. Conhecer os fundamentos para a formação de profissionais da educação. Identificar as principais lacunas da formação de professores em estágio probatório. Conhecer os tipos de estratégias de acompanhamento profissional. Reconhecer a relevância de promover a cultura do bem-estar, o estímulo à motivação e ao engajamento de profissionais da educação.
Target Audience: Gestores e profissionais da educação de escolas e redes de ensino que oferecem ensino de pré-escola, 1° e 2° anos do ensino fundamental. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
metadata.dc.description.additional: Curso desenvolvido no âmbito da Diretoria de Desenvolvimento Profissional - DDPRO/Enap.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7730
Appears in Collections:Escola Virtual: Educação e Docência
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caderno de curso_Desenvolvimento_Profissional.pdf3.53 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.