Title: Propósito e Qualidade de vida: Descobertas para o Desenvolvimento Pessoal
Authors: Dauster, Gustavo (conteudista, 2022).
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Viver o momento presente, p 5-9
Módulo 2: Propósito de vida, p 10-14
Módulo 3: É Possível planejar sem ansiedade?”, p 15-19
Módulo 4: Neurociência e a sua relação com as emoções, p 20-24
Issue Date: May-2022
metadata.dc.rights.holder: Enap - Escola Nacional de Administração Pública
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Ética, Cidadania e Diversidade
Abstract: O curso Propósito e Qualidade de vida: Descobertas para o desenvolvimento pessoal foi desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em 2022. O foco é conduzir os participantes a reflexões aprofundadas acerca do propósito de vida e o quanto essa descoberta propiciará entusiasmo e leveza em suas atitudes e tomada de decisões diárias. Sabe-se que NÃO ter um propósito bem definido, alinhado a sentimentos corretos como a gratidão, pode incorrer em erros repetidos, que alteram rumos, empregos, relacionamentos e outras circunstâncias externas. Se você anseia por uma vida com propósitos mais claros, na esperança de que cada mudança encerre com a confusão ou preencha o vazio existencial, foque no que é essencial e deixe as distrações de lado! Comece a (re)descobrir a importância de manter a mente e o corpo saudáveis, exercitando ambos, sendo generoso (a), planejando cada passo de maneira mais simples, filtrando o que a sua mente irá absorver, abstendo-se de sentimentos ruins, compartilhando em sua comunidade, focando em sua vocação, fazendo o seu melhor em sua ocupação, olhando para cima, cultivando relacionamentos verdadeiros. Eis aí a proposta deste curso!
Keywords: desenvolvimento pessoal;  saúde psicológica;  autoconhecimento;  qualidade de vida
Target: O objetivo desse curso é oferecer aos servidores públicos insumos para o reconhecimento do propósito de vida, do valor do momento presente e do autoconhecimento como força motriz para o alcance de maior qualidade de vida. Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Reconhecer a importância de viver o “Agora” como um estado de atenção ao momento atual; Reconhecer a ansiedade e a depressão como consequências de não exercitar um estado de atenção ao momento atual; Exercitar o momento presente através de práticas respiratórias; Identificar o conceito de propósito de vida e suas correspondências; Classificar os sete tipos de propósito de vida e suas características; Reconhecer a importância de planejar para alcance de metas e objetivos na vida; Identificar elementos que contribuem para um planejamento assertivo; Diferenciar os filtros mentais que distorcem a percepção da realidade em situações de vivenciamento da raiva; Reconhecer a raiva como uma emoção natural do ser humano, bem como o que acontece no cérebro e como agir para controlar essa emoção; Reconhecer a gratidão como um valor intrínseco à vida e os benefícios de sua prática como exercício diário.
Target Audience: Agentes públicos de qualquer esfera e poder interessados em refletir sobre como desenvolver um propósito de vida e desfrutrar do momento presente. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
metadata.dc.description.additional: Diretoria de Desenvolvimento Profissional.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7693
Appears in Collections:Escola Virtual: Ética e Cidadania
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.