Title: Autoconhecimento e Motivação
Authors: Grazziotin, Paulo Ricardo Gomes
metadata.dc.contributor.other: Brasil, Lilian Nogueira
de Paula, Sergio Filgueiras
Marietto, Fabíola Bueno de Almeida
Portela, Gabriel Gomes
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Auditoria interna positiva. 20 p.
Módulo 2: Autoconhecimento e desenvolvimento profissional. 2 p.
Módulo 3: Carreira e vida pessoal. 12 p.
Módulo 4: Mudança. 7 p.
Módulo 5: Propósito existencial. 4 p.
Módulo 6: Potencial humano. 58 p.
Módulo 7: Comportamento e convivência. 17 p.
Módulo 8: Atenção, foco e concentração. 62 p.
Issue Date: Apr-2022
metadata.dc.rights.holder: Controladoria-Geral da União
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: O curso de autoconhecimento e motivação para auditores internos governamentais foi desenvolvido em 2022 pela Controladoria Geral da União (CGU). O curso foi desenvolvido com foco na necessidade de o(a) treinando(a), a partir de uma jornada crítico-reflexiva, experimentar acréscimos pessoais em termos de conhecimento, de mentalidade e de habilidades comportamentais, sob a égide da motivação. É imperiosa uma cultura positiva nas organizações referenciadas pela qualidade – de modo a preservar a motivação e a satisfação no ambiente de trabalho, quer seja presencial ou remoto – alicerçada no mergulho de cada profissional sobre si mesmo, numa virtuosa espiral de autoconhecimento e de lucidez. Nossa autoestima, energia e resiliência são prejudicadas, às vezes, por angústias existenciais inerentes à hipermodernidade, as quais impactam o ritmo e o curso de ação na escalada de capacidades organizacionais e na missão a cumprir na vida profissional e pessoal, inclusive. O minicurso procura mostrar possíveis caminhos e mentalidades capacitantes a partir do diálogo interior, mais condizentes com o eu de cada pessoa, rumo ao aperfeiçoar-se cognitiva e emocionalmente e ao “desenvolvimento profissional individual” (cf. KPA 2.3 da metodologia IA-CM, Portaria CGU nº 777, de 18/02/2019), sob a égide da elevação nos níveis de consciência pessoal e organizacional.
Keywords: motivação;  administração pública;  autoconhecimento;  servidor público;  auditoria interna
Target: O objetivo desse curso é capacitar profissionais de Auditoria Interna Governamental para colaborar para a melhoria do ambiente de trabalho, na Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG), na medida em que sejam descortinados aos profissionais auditores internos o caminho e os benefícios da motivação, a partir de esforços de autoconhecimento à luz da Psicologia Positiva, principalmente. Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Que os profissionais da auditoria interna governamental – a partir de reflexões e de 4 testes contidos da apostila – possam melhor utilizar suas habilidades, na esteira do desenvolvimento profissional individual, de que trata o KPA 2.3 da metodologia IA-CM.
Target Audience: O curso Autoconhecimento e Motivação destina-se a profissionais da Auditoria Interna Governamental. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, estão autorizados a realizar o curso.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7659
Appears in Collections:Escola Virtual: Gestão Pública
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Apostila Autoconhecimento e Motivação.pdf21.02 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.