Title: XII Prêmio SOF de monografias, 1º lugar: A importância dos marcos de médio prazo para o planejamento fiscal no Brasil: instrumentos orçamentários para um novo regime fiscal
Authors: Gadelha, Sergio Ricardo de Brito
Andrade, Bernardo Borba de
Figueredo, Wesley Washigton Lourenço
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
XII Prêmio SOF de Monografias
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 40 páginas
Issue Date: 2023
metadata.dc.rights.holder: Sergio Ricardo de Brito Gadelha
Bernardo Borba de Andrade
Wesley Washigton Lourenço Figueredo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Estratégia e Planejamento
Orçamento e Finanças
Abstract: Decisões de política fiscal têm impactos que se estendem além do ciclo orçamentário anual. Visando a tomada dessas decisões de forma racional, formuladores de políticas e gestores públicos devem se concentrar nos efeitos de médio prazo de medidas econômicas e de condução de políticas públicas sobre o orçamento público. Por meio de uma revisão da literatura especializada e das melhores práticas internacionais, o presente estudo discute os principais méritos de uma implementação gradual do Marco de Despesas de Médio Prazo (MTEF) no processo orçamentário brasileiro por meio da adoção iterativa do Marco Fiscal de Médio Prazo (MTFF), do Marco Orçamentário de Médio Prazo (MTBF) e do Marco de Desempenho de Médio Prazo (MTPF). Um arcabouço fiscal de médio prazo crível e sustentável contribui para melhorar a disciplina fiscal, os controles institucional e social dos gastos, as eficiências alocativa e técnica, bem como a relação custo-benefício da prestação de serviços públicos à sociedade, por meio de clareza dos objetivos políticos, previsibilidade na alocação de recursos públicos, abrangência de informações orçamentárias, responsabilidades fiscal e social, assim como transparência no uso desses recursos.
Keywords: política fiscal;  orçamento público;  políticas públicas;  Marco de Despesas de Médio Prazo (MTEF);  orçamento plurianual;  Marco Fiscal de Médio Prazo (MTFF);  Marco Orçamentário de Médio Prazo (MTBF);  Marco de Desempenho de Médio Prazo (MTPF)
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Tema: Integração entre planejamento e orçamento público
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7654
Appears in Collections:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1. ID 154.pdf2.75 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.