Title: Menção honrosa na categoria profissional: Concentração, polarização e dependência espacial da bioeletricidade florestal no Brasil (2000-2019)
Authors: Santos Júnior, Edvaldo Pereira
Coelho Júnior, Luiz Moreira
Publisher: VII Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 74 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Edvaldo Pereira Santos Júnior
Luiz Moreira Coelho Júnior
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Economia
Abstract: A geração de eletricidade por meio da biomassa florestal está relacionada com a dinâmica do mercado florestal, esta biomassa é um recurso importante tanto no suprimento energético mundial, quanto na mitigação das emissões de gases do efeito estufa. O Brasil apresenta vantagens comparativas para que os recursos florestais sejam uma alternativa viável para incrementar a oferta interna de energia. Assim, em busca de compreender os aspectos regionais das termoelétricas de base florestal, auxiliar investimentos e a orientação de políticas públicas, este trabalho analisou a concentração, a polarização e a dependência espacial da bioeletricidade florestal no Brasil, de 2000 a 2019. Os dados da outorga das termelétricas de biomassa florestal foram obtidos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para economia regional, utilizaram-se os indicadores de concentração, de polarização e a análise exploratória de dados espaciais. No Brasil, a oferta outorgada de eletricidade de biomassa florestal cresceu de 562,90 MW e 11 termelétricas, em 2000, para 3.532,61 MW e 115 termelétricas, em 2019, com uma taxa média anual de 13,20% a.a. para quantidade de termelétricas e 10,15% a.a. para potência outorgada. Os principais estados produtores foram: Paraná, Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Para a concentração estadual, o CR(4) e o CR(8) apontaram concentração média a moderadamente alta e o HHI inferiu uma distribuição atomizada. Houve um aumento na polarização estadual e entre usinas, proporcionado pela outorga das térmicas à licor negro, a partir de 2013. Nas análises exploratórias de dados espaciais, o índice local (IMoran_Local) evidenciou a existência clusters de alta potência, destacando-se o eixo Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, e as térmicas do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Pode-se concluir que o desenvolvimento deste trabalho contribuiu para uma melhor compreensão espacial do mercado da bioeletricidade florestal brasileira.
Keywords: bioenergia;  biomassa florestal;  economia florestal;  desenvolvimento sustentável
Target: Categoria profissional. Tema: A economia e a o mercado florestal. Subtema: Bioeconomia e as termelétricas de base florestal
Sustainable Development Objectives (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7631
Appears in Collections:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.4. Profissional - 178 - Edvaldo Junior e Luiz Junior.pdf2.34 MBAdobe PDF View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.