Title: Categoria Profissional 1º Lugar: Determinantes da viabilidade financeira no investimento em concessões florestais
Authors: Lima, Fernanda Borges de
Publisher: VII Prêmio Serviço Florestal Brasileiro
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 59 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Fernanda Borges de Lima
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Abstract: O objetivo do trabalho foi identificar quais os fatores que determinam a viabilidade financeira no investimento em concessões florestais. Para isso foram analisadas as empresas concessionárias Ebata e Cemal. Foram utilizadas informações referentes aos dados financeiros das empresas e aplicados os métodos de Análise de Investimentos (Valor Presente Líquido, Valor Anual Equivalente, Custo Médio de Produção e Taxa Interna de Retorno Modificada) e de Risco (Análise de Sensibilidade). Além da análise financeira foram analisados os contratos das empresas com o Serviço Florestal Brasileiro. A Ebata processa a madeira explorada e foram construídos três cenários com três fluxos de caixa, o 1° com o volume máximo permitido por lei de 25,8 m³/ha, o 2° correspondente ao valor médio real explorado de 20 m³/ha e o 3° com o volume real explorado com valores deflacionados tendo o ano de 2012 como base. A Cemal até o final do estudo estava em seu primeiro ano de exploração e por isso, tem a permissão de vender a madeira em tora. Durante o primeiro ano foram explorados em média 13,24 m³/ha e os dados foram usados para tomada de decisão. A análise de sensibilidade para Ebata foi feita simulando rendimento em campo, rendimento em serraria, no preço da madeira em pé e nos custos do produto serrado. A análise de sensibilidade mostrou que a Ebata necessitaria de rendimento em campo superior a 22 m³/ha e em serraria maior que 45%. O custo ideal de produto serrado deveria ser de R$1.015,11/m³ e o preço da madeira em pé de R$71,71/m³. Para Cemal mesmo alterando os valores de simulação para mais ou menos 10 e 20% a empresa teria resultados positivos com a concessão. Pode-se concluir que os determinantes da viabilidade no investimento financeiro em concessões florestais são: volume de madeira explorado em campo, rendimento no desdobro de toras, preço da madeira em pé e os custos inerentes aos produtos serrados. O comprometimento do concessionário com um primeiro desdobro da madeira explorada implica na inviabilidade do investimento no caso estudado, portanto, a venda da madeira em tora se mostra mais atrativa ao concessionário nas condições estudadas. Observou- se nos contratos uma curva de aprendizado do Serviço Florestal Brasileiro, demonstrando o empenho do órgão gestor em adequá-los desde o início das concessões no país.
Keywords: exploração florestal;  florestas pùblicas;  manejo florestal;  desenvolvimento sustentável
Target: Categoria: profissional. Tema: A economia e o mercado florestal. Subtema: Planejamento, avaliação e regulação das concessões florestais
Sustainable Development Objectives (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7628
Appears in Collections:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.1. Profissional - 149 - Fernanda Lima.pdf1.05 MBAdobe PDF View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.