Title: Avaliação de implementação do seguro de crédito à exportação: contribuição dos fatores de risco para os resultados
Authors: Lima, Ricardo Klinger Izidoro
metadata.dc.contributor.other: Rodrigues, Roberto Wagner da Silva (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 123 páginas
Issue Date: 2023
metadata.dc.rights.holder: Ricardo Klinger Izidoro Lima
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Abstract: Neste trabalho busca-se avaliar a implementação do Seguro de Crédito à Exportação no período de 2008 a 2021, apurando-se como os insumos, o processo e os produtos, frente aos riscos, contribuíram para o resultado observado. São apresentadas as razões que balizam atuação do Estado por meio de tal instrumento, apontando-se o cenário internacional competitivo, no qual a participação brasileira tem-se reduzido. Verifica-se que os resultados do SCE podem ter sido influenciados pelas limitações em alguns de seus insumos, especialmente o número de pedidos de cobertura, a capacidade de pagamento e a sua credibilidade. O processo do instrumento também aponta para existência de restrições, que podem ter contribuído para o resultado observado, especialmente ao se ter em conta o número de operações que são efetivamente concretizadas. A conclusão é de a implementação contribuiu para os resultados abaixo do inicialmente planejado, sendo apresentadas propostas de melhorias em seu desenho, relacionadas à capacidade de pagamento e à integração com outros instrumentos de comércio exterior.
Keywords: crédito à exportação;  comércio exterior;  avaliação;  implementação
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7591
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.