Title: O treinamento dos funcionários públicos
Authors: Walker, Harvey
Publisher: Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, ano 7, v.1, n. 1, 44-51 p.
Issue Date: Jan-1944
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
metadata.dc.rights.license: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Gestão de Pessoas
Gestão Pública
Abstract: É difícil, senão impossível, imaginar um cargo público para o qual o treinamento não seja necessário nem desejável. No caso de trabalhos rudimentares, como o do operário, o do porteiro ou o do carteiro, o treinamento a ser ministrado é mínimo; o contrário sucede com os cargos compreendidos nos departamentos de um governo moderno, pois que os mesmos não podem ser desempenhados, satisfatoriamente, senão por pessoas dotadas de um considerável grau de educação geral e especializada. Seria inconcebível confiar a pessoas sem um curso regular feito em uma escola idônea de direito, de medicina ou de engenharia, a decisão de questões referentes a leis, à saúde dos indivíduos, ou à inspeção de grandes edifícios e importantes obras públicas. Saber se a educação geral e especializada, requerida por um determinado cargo, deverá ser ministrada dentro ou fora do serviço, é assunto que depende de uma série de fato­ res, entre os quais se destaca o sistema educacional adotado no país, O governo não pode, razoavelmente, esperar que os estabelecimentos de ensino lhe forneçam pessoas completamente qualificadas como técnicos de pessoal, desde que não existam cursos de formação de pessoal para esta especialidade. Em tal caso, se precisar de técnicos de pessoal, deverá ele recrutar pessoas que sejam capazes de realizar o trabalho em vista e providenciar para que as mesmas, uma vez em serviço, sejam submetidas ao necessário treinamento.
Keywords: administração pública;  servidor público;  capacitação profissional
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7512
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 1937 a 1950
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1944 RSP v1 n1 jan p. 44- 51.pdfRevista do Serviço Público - RSP, ano 7, v.1, n. 1, 44-51 p.5 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.