Title: Avaliação de impacto setorial do programa de financiamento às exportações - PROEX
Authors: Dourado, Rodrigo Duarte
metadata.dc.contributor.other: Pontual, Vitor Azevedo Pereira (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 46 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Rodrigo Duarte Dourado
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Abstract: O Programa de Financiamento às Exportações – PROEX é um instrumento do governo federal de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços, exclusivo para o pós-embarque, e se apresenta em duas modalidades, Financiamento e Equalização. Este estudo avaliou o impacto do PROEX nas exportações brasileiras, no período de 2010 a 2021, sob uma nova perspectiva na qual foram avaliados os diferentes setores da indústria exportadora brasileira. Avaliou-se, portanto, o efeito líquido do PROEX sobre a capacidade de exportação do setor como um todo, já descontando os rearranjos entre o poder de mercado das firmas em cada setor. Além disso, a estimativa de impacto procurou isolar as variáveis endógenas não observáveis que afetam o desempenho do PROEX, por meio da construção de um termo exógeno que capturou a atratividade econômica de cada mercado dos 20 principais destinos das exportações brasileiras. Por fim, o resultado econométrico demonstrou que, na média dos países analisados, o acréscimo de 10% do PROEX, associado ao choque de demanda proporcional nos países de destino, provoca o aumento médio das exportações setoriais brasileiras em 21,3%.
Keywords: exportação;  Programa de Financiamento às Exportações – PROEX;  subsídio;  avaliação
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7454
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO MPAM RODRIGO DOURADO.pdf1.29 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.