Title: Índice de priorização de objetos de auditoria: um estudo de caso para municípios sergipanos
Authors: Nascimento, José Leonardo Ribeiro
metadata.dc.contributor.other: Almeida, Aléssio Tony C. (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 25 páginas
Issue Date: Sep-2022
metadata.dc.rights.holder: José Leonardo Ribeiro Nascimento
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Políticas Públicas
Abstract: Um dos objetivos principais da Controladoria-Geral da União nas auditorias que realiza é reduzir os riscos de que os programas e ações federais não alcancem seus objetivos, sendo, portanto, fundamental realizar auditorias com base em riscos. Um ponto crucial nesse sentido é o planejamento das auditorias, haja vista o vasto universo auditável e a escassez de recursos. O presente estudo de caso propõe a criação do Índice de Priorização de Objetos de Auditoria – IPOA, que auxiliará a CGU na elaboração do seu Plano Anual de Auditoria. Neste trabalho, foi calculado o IPOA para os municípios sergipanos, a partir de 33 indicadores, agrupados em quatro áreas: Vulnerabilidade à Fraude, Saúde, Educação e Socioeconômica. Para tanto, recorreu-se a diversas fontes de dados abertos, tais como Datasus e e-Gestor AB para a saúde, Inep para a educação, TSE, CADÚnico e Siconfi para o grupo socioeconômico, além de dados sobre os municípios (servidores, licitações e contratos) disponíveis internamente no sistema CGUData. O modelo matemático-estatístico mostrou-se consistente, atribuindo o maior IPOA àqueles municípios com fatores de risco mais relevantes nas diferentes áreas. Ademias, o modelo é versátil, podendo ser facilmente adaptado para outras áreas e outras Unidades Regionais da CGU. Com a utilização do IPOA, o planejamento anual das auditorias se tornará mais amplo, mais robusto, eficiente e eficaz, auxiliando a CGU a alcançar sua missão institucional de prevenir e combater a corrupção e aprimorar a gestão pública, fortalecendo os controles internos e incrementando a transparência, a ética e o controle social.
Keywords: controle interno;  auditoria;  ciência de dados
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7396
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - José Leonardo.pdfArquivo principal620.17 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.