Title: Integração municipal ao Sistema Nacional de Cultura: uma análise exploratória do período 2012-2021
Authors: Bianchi, Lorenzo
Galvão, César
Adamczyk, Willian
metadata.dc.contributor.other: Evidência Express (EvEx)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Universidade de Brasília (UnB)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apostila
Folders/Cartilhas
metadata.dc.description.physical: 28 páginas
Issue Date: Oct-2021
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Desenvolvimento Pessoal
Políticas Públicas
Abstract: A atuação do setor público nas atividades culturais no Brasil é organizada por meio de um conjunto de iniciativas e estratégias que, conjuntamente, são denominadas como Sistema Nacional de Cultura (SNC). O SNC é composto por uma gama de subsistemas que possuem como objetivo final a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico tendo em vista a promoção do direito à cultura. No contexto da organização do Sistema Nacional de Cultura, o instrumento que orienta a formulação e gestão de políticas públicas culturais é o Plano Nacional de Cultura (PNC). Institucionalizado pela Lei nº 12.343 de 2 de dezembro de 2010, o Plano Nacional de Cultura se insere baliza a governança pública sobre aspectos culturais como parte integrante do SNC, voltado para a formulação e implementação das políticas culturais no país. Sob coordenação da Secretaria Especial da Cultura, atualmente integrante do Ministério do Turismo, o Plano Nacional de Cultura foi aprovado em 2010 com o período de vigência de dez anos1 (BRASIL, 2010). No ano seguinte, foi estabelecido um conjunto de 53 metas de acompanhamento, adotadas com o intuito de realizar o monitoramento do cumprimento dos objetivos da política cultural no país (MINISTÉRIO DA CULTURA, 2011).
Keywords: políticas públicas;  cultura;  desenvolvimento cultural;  administração pública municipal
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
metadata.dc.description.additional: Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7381
Appears in Collections:Evidência Express (EvEx)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021.11.30 - Integração municipal ao SNC P1 - uma análise exploratória 2012-2021.pdfIntegração municipal ao SNC2.13 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.