Title: Programas de transferência de renda e promoção de capacidade parental: síntese de evidências nacionais e internacionais
Authors: Vasco, Amanda Corrêa
Melo, Ana Karolina Acris
Reis, Breno Salomon
metadata.dc.contributor.other: Evidência Express (EvEx)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Universidade de Brasília (UnB)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apostila
Folders/Cartilhas
metadata.dc.description.physical: 25 páginas
Issue Date: Sep-2022
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Economia
Políticas Públicas
Políticas Sociais
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese rápida de evidências sobre os resultados de políticas de transferência de renda, com e sem programas associados à capacitação ou treinamento parental, para entender o quanto a capacitação parental traz benefícios no desenvolvimento da criança e no fortalecimento dos vínculos familiares. Os resultados abrangem efeitos dos programas de transferências de renda, condicionais ou incondicionais, sobre alguns indicadores sociais, tais como violência doméstica, mortalidade infantil, melhorias de rendimento ou frequência escolar e redução de comportamentos de risco (alcoolismo, tabagismo e uso de drogas).
Keywords: políticas públicas;  programa social;  pobreza;  transferência de renda
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
metadata.dc.description.additional: Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7374
Appears in Collections:Evidência Express (EvEx)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022.11.03 - Programas de transferência de renda e promoção de capacidade parental - P3.pdfProgramas de transferência de renda e promoção de capacidade parental891.45 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.