Title: Análise e diagnóstico das despesas de Tecnologia da Informação dos órgãos do Poder Executivo Federal
Authors: Nogueira, Alexandre Martins
metadata.dc.contributor.other: Van Erven, Gustavo Cordeiro Galvão (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 96 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Alexandre Martins Nogueira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Políticas Públicas
Abstract: No contexto do planejamento das auditorias da Coordenação-Geral de Auditoria de Tecnologia da Informação (CGATI) junto aos órgãos e entidades do Governo Federal do Brasil, um conjunto de dados bastante útil é a execução orçamentária e financeira das despesas de Tecnologia da Informação (TI). As análises perpetradas sobre esses dados permitem identificar objetos de maior materialidade, considerando o volume financeiro dessas despesas, bem como itens de grande relevância diante de novas ameaças e oportunidades, a exemplo das despesas voltadas para aperfeiçoamento da segurança da informação. Em uma outra dimensão, um planejamento baseado nesses dados permite que as unidades de auditoria reorganizem sua estrutura, desenvolvam novas competências técnicas para, redefinindo suas prioridades, possam atuar de maneira mais eficiente. A problemática tratada nesta pesquisa diz respeito à existência de lacunas informacionais, cuja causa principal reside na ausência de ferramentas intuitivas e amigáveis, a exemplo de painéis gerenciais, dentro e fora da ControladoriaGeral da União (CGU), que tragam não somente uma visão amigável dos dados, mas também a extração do dado em si. Com efeito, o objetivo geral deste trabalho é a elaboração de um modelo de análise e diagnóstico das despesas de TI dos órgãos do PEF, a partir de dados extraídos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Os resultados demonstraram o êxito do modelo ao utilizar como critério de seleção dos empenhos de TI sua classificação em nível de natureza da despesa detalhada, que contém em sua estrutura básica de codificação o elemento de despesa, ou seja, o objeto do gasto. Porém, conclui-se que se faz necessário cruzar os dados do SIAFI com outras bases oficiais, tais como o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), no intuito de refinar a identificação do objeto do gasto de TI. Com relação ao diagnóstico, as análises exploratória e explanatória sobre os dados transformados (obtidos após a limpeza, formatação e adição de novas colunas) permitiram demonstrar principalmente que, em que pese o notório aumento dos gastos de TI no período considerado (2017 a 2021), cerca de 80% desse volume refere-se ao custeio da infraestrutura de TI, tendo sido realizados poucos investimentos (despesas de capital). Outro dado relevante diz respeito à proporção dos gastos de TI em relação ao total de gastos, que alcançou, por exemplo, o índice médio de 6% no 2021, patamar próximo ao identificado no setor privado (conforme estudo da Fundação Getúlio Vargas realizado em 2018). No decorrer do período considerado, verificou-se um significativo aumento nas despesas de TI dos órgãos do Poder Executivo Federal junto às empresas públicas de TI, principalmente, Serpro e Dataprev.
Keywords: tecnologia da informação;  investimento;  governo federal;  administração pública federal;  SIAFI
Target: Trabalho final do curso de Especialização em Ciência de Dados aplicada a Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7353
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Alexandre Nogueira.pdfArquivo principal2.96 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.