Title: Fundo de Financiamento Estudantil - FIES: uma análise com vistas à sustentabilidade operacional
Authors: Silva, Alexandre Augusto
metadata.dc.contributor.other: Nascimento, Paulo Augusto (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 137 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Alexandre Augusto Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Educação e Docência
Políticas Públicas
Abstract: O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies – é um fundo contábil utilizado para operacionalizar contratos de empréstimo, com o objetivo de custear os encargos educacionais de pessoas de baixa renda. A política pública destinada a essa finalidade passou a ser conhecida pelo mesmo acrônimo. Em 2018, essa política pública passou por profunda reformulação, devido ao seu elevado custo operacional decorrente, principalmente, de altos índices de inadimplência dos contratos e montante significativo de subsídio governamental. A principal reformulação foi a implantação de empréstimos com amortizações condicionadas à renda, que permitem proteção social aos beneficiários e recuperação fiscal de longo prazo. Contudo, sua implantação ainda é incipiente. Esse trabalho busca promover o debate acerca da necessidade de aprimoramento dos mecanismos de amortização dos financiamentos e a mitigação de outros riscos fiscais associados ao desenho de implementação adotado. São discutidos os impactos da solução de arrecadação das amortizações, os efeitos dos subsídios implícitos, a gestão de títulos públicos do Tesouro e as resoluções do Comitê de Governança do Fies (CG-Fies).
Keywords: Fundo de Financiamento Estudantil (FIES);  educação;  empréstimo;  financiamento;  implementação;  governança
Target: Monografia apresentada como requisito para a obtenção do título de Especialista em Ciência de Dados Aplicada a Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7345
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Alexandre Augusto.pdfArquivo principal2.94 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.