Title: Projeto Pedagógico
Authors: Britto, Maria Júlia Pantoja de
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: cgmba@enap.gov.br
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Programa
metadata.dc.description.physical: 12 páginas
Issue Date: Aug-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Desenvolvimento Pessoal
Gestão de Pessoas
Inovação
Abstract: Este documento sistematiza as concepções básicas e fundamentos teóricos do Curso “MBA em Pessoas, Inovação e Resultados”. Além disso, especifica as finalidades e a organização curricular integrando conteúdos e práticas no campo da gestão de pessoas e de equipes em contextos de trabalho. A proposta curricular tem como eixo norteador a inovação enquanto processo transformador necessário à modernização da gestão de pessoas no serviço civil e à sustentabilidade de um modelo de gestão focado em resultados e permeável à participação e interação com uma sociedade dinâmica e pluralista. Ao inserir a mudança no centro da aprendizagem, o curso adota como ponto de partida as questões concretas da prática em gestão de pessoas e equipes e os desafios postos na ampla agenda de temas estruturantes à gestão de pessoas. Dessa forma, combina modalidades de ensino, estratégias e instrumentos didático-pedagógicos que incentivam a reflexão e compartilhamento de experiências e aprendizagens acumuladas para o desenvolvimento de perfis profissionais capazes de atuarem de forma inovadora, negociando e articulando em diferentes contextos e estruturas de governo complexas.
Keywords: gestão de pessoas;  administração pública;  inovação
Target: Desenvolver competências que possibilitem ao agente público atuar de forma estratégica e inovadora no processo de gestão de mudanças necessárias à modernização das políticas e práticas da governança de pessoas e equipes, nos contextos organizacionais da administração pública.
Target Audience: O curso tem como público-alvo servidores ou empregados públicos federais que: atuem em processos e/ou projetos institucionais relacionados a Pessoas, preferencialmente em áreas/unidades de Assessoramento Estratégico, Gestão de Pessoas, ou que atuem em funções de liderança; tenham necessidade de desenvolver competências requeridas à gestão de pessoas, inovação e resultados em contextos organizacionais da Administração Pública;
metadata.dc.educational.context: O curso aborda conceitos e bases teóricas na área de gestão de pessoas - GP incentivando também a reflexão e discussão de experiências necessárias a uma apropriação significativa e crítica das práticas de GP adotadas em diferentes contextos nacionais e internacionais da administração pública. As disciplinas foram programadas para funcionar como um espaço de aprendizagem coletiva, buscando-se a integração entre a teoria e a prática. Para tanto, envolverá leitura prévia obrigatória dos textos de apoio, conforme indicado no plano de aulas, sendo essenciais para melhor fundamentar e enriquecer a participação nos ambientes de aprendizagem. Além disso, serão utilizadas aulas expositivas e participativas, palestras, laboratório de casos com utilização de exemplos ilustrativos, debates, discussões em grupo. A expectativa é que os participantes sejam incentivados à reflexão, visando correlacionar os conceitos e proposições abordados nas disciplinas com as características do seu contexto organizacional. A exploração dos temas demandará participação ativa de todos nos ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem.
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7219
Appears in Collections:Master of Business Administration - MBA em pessoas, inovação e resultados
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProjetoPedagógico_MBA_PIR_compressed.pdf518.41 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.