Title: Projeto Pedagógico
Authors: Pereira, Alex Lopes
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: cgmba@enap.gov.br
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Programa
metadata.dc.description.physical: 15 páginas
Issue Date: 28-Sep-2021
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Abstract: Este documento sistematiza as concepções básicas e fundamentos teóricos do Curso “Especialização em Ciência de Dados aplicada a Políticas Públicas”, regido pela Resolução no 22, de 27 de outubro de 2017, que aprova o Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola Nacional de Administração Pública - Enap. Especifica ainda as finalidades e a organização curricular integrando conteúdos e práticas no campo da Ciência de Dados. A proposta curricular tem como eixo norteador a relação direta entre a Ciência de Dados e o aumento da capacidade de entendimento dos problemas organizacionais e a tomada de decisões baseada em evidências.
Keywords: ciência de dados;  projeto;  políticas públicas;  capacitação profissional
Target: Desenvolver e aprimorar a capacidade e competência profissional de servidores públicos federais que possibilitem aplicar os conhecimentos de Ciências de Dados na análise e avaliação de Políticas Públicas no âmbito do governo brasileiro em suas diferentes esferas.
Target Audience: Servidores ou empregados públicos federais que: atuem em área diretamente relacionada à análise e avaliação de políticas públicas do Governo Federal ou em áreas/unidades que trabalham diretamente com coleta, manipulação, limpeza e integração de dados de políticas públicas; tenham necessidade de desenvolver competências requeridas à modelagem e produção de dados usando protótipos, algoritmos, modelos preditivos e análises personalizadas. E ainda servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo e empregados públicos concursados em exercício na Controladoria-Geral da União e demais servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo, empregados públicos federais concursados e militares das Forças Armadas.
metadata.dc.educational.context: O curso aborda as bases teóricas na área de Ciência de Dados e aplica conceitos de vieses cognitivos nos três eixos temáticos que sustentam o curso: Ciência da Computação, Matemática/Estatística e Políticas Públicas, incentivando a discussão de experiências e a prática na manipulação e análise de bases de dados de Políticas Públicas de Infraestrutura, de Saúde e Sociais. Ser graduado em qualquer curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC; Pertencer ao público-alvo a que se destina o processo seletivo, conforme Edital; Não estar cursando outro programa de Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu da Enap; Não ter cursado outro programa de Pós-Graduação Lato Sensu ofertado pela Enap nos dois anos anteriores à data da matrícula; Cumprir com o disposto do Edital; Ser aprovado em processo seletivo conduzido pela Enap; Apresentar os documentos necessários para a efetivação da matrícula, conforme Edital. O curso será um espaço de aprendizagem coletiva, integrando a teoria e a prática. A participação ativa dos estudantes será demandada nas aulas online e presenciais, bem como no ambiente virtual de aprendizagem. As atividades envolverão aulas expositivas dialogadas; flash cards de revisão teórica; atividades práticas elaboradas na forma de Jupyter Notebooks; discussões em grupos; participação no ciclo de palestras Conhecimentos Conexos; laboratório de casos com utilização de bases de dados robustas, onde serão incentivadas as discussões de experiências e a prática na manipulação e análise de bases de dados de Políticas Públicas de Infraestrutura, de Saúde e Sociais. A expectativa é que os participantes sejam incentivados à reflexão, visando correlacionar os conceitos e proposições abordados nas disciplinas com situações concretas e a entender os problemas organizacionais e tomar decisões com base em evidências. A cada disciplina serão realizadas avaliações de aprendizagem que abrangerão a aplicação de conceitos, técnicas e reflexões realizadas durante as aulas. As avaliações formativas serão realizadas por meio de trabalhos em grupo e individuais, testes práticos, dentre outras. As somativas incluem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que tem o foco na aplicação prática como um diferencial metodológico do curso.
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7216
Appears in Collections:Especialização em Ciência de Dados aplicada a Políticas Públicas - 2ª edição
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Pedagógico - ECaP 2021.pdf4.54 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.