Title: Fomentar a inovação para promover a industrialização inclusiva e sustentável
Authors: Negri, João Alberto De
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Caderno
metadata.dc.description.physical: Caderno Enap, 104
Coleção: Cátedras 2018
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Inovação
Abstract: Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, fixou o Objetivo 9: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e promover a inovação. Este é o foco deste trabalho. São duas perguntas principais que este trabalho tem o objetivo de responder: Como promover a inovação tecnológica no Brasil? Como avaliar o esforço já realizado? As evidências mostram que o Brasil apresenta pouca sintonia com a matriz tecnológica mundial e ainda concentra esforços em áreas mais distantes do deslocamento da fronteira da tecnologia. O Brasil em diversos índices de desenvolvimento tecnológico apenas mantém sua posição relativa, os avanços e retrocessos, quando ocorrem, são pouco relevantes. Outras economias emergentes de grande e médio porte mudaram sua estrutura de C&T e ultrapassaram o Brasil, como China e Coréia. O grande desafio para o Brasil relacionado ao ODS9 é direcionar suas políticas públicas para o aumento do esforço de P&D brasileiro e reduzir a defasagem de pesquisa, que é ainda pouco estruturada e por vezes fora do foco da disputa tecnológica. O sistema nacional de inovação brasileiro ainda funciona de forma segmentada com pouca visão sistêmica.
Keywords: inovação;  industrialização;  desenvolvimento sustentável;  pesquisa;  infraestrutura
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7200
Appears in Collections:Cadernos ENAP
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caderno_104__relatório_completo.pdf10.45 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.