Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis, Breno-
dc.contributor.authorCardoso, Géssica-
dc.contributor.authorAdamczyk, Willian-
dc.contributor.otherEvidência Express (EvEx)pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T17:58:25Z-
dc.date.available2022-05-30T17:58:25Z-
dc.date.issued2022-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7053-
dc.description.abstractO objetivo desse relatório é reportar os resultados de uma análise exploratória descritiva realizada para captar a evolução das despesas liquidadas obrigatórias e discricionárias das Instituições Federais de Educação Superior (IFES). Ou seja, avaliar como tem evoluído, em termos reais, o volume de recursos orçamentários repassados pelo Ministério da Educação (MEC) às IFES, em seus diferentes tipos de despesas. O espaço temporal da análise compreende o período de 2000 a 2020. Foram obtidos dados de despesa, desagregados por unidade orçamentária, programa e resultado primário do Painel do Orçamento Federal, parte do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) pertencente ao Ministério da Economia. Também foram utilizados dados de despesa extraídos do sistema do Tesouro Gerencial (TG).pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.subjectensino superiorpt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectfinanciamentopt_BR
dc.subjectpesquisapt_BR
dc.titleFinanciamento de instituições públicas de ensino superior: análise exploratória do orçamento e gastos federaispt_BR
dc.typeApostilapt_BR
dc.typeFolders/Cartilhaspt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Brasil)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical21 páginaspt_BR
dc.description.classificationEconomiapt_BR
dc.description.additionalIniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:Evidência Express (EvEx)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022.05.03 - Financiamento de instituições públicas de ensino superior - análise exploratória - P2.pdfFinanciamento de instituições públicas de ensino superior: análise exploratória do orçamento e gastos federais3.99 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.