Title: Financiamento de instituições públicas de ensino superior: análise exploratória do orçamento e gastos federais
Authors: Reis, Breno
Cardoso, Géssica
Adamczyk, Willian
metadata.dc.contributor.other: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apostila
Folders/Cartilhas
metadata.dc.description.physical: Evidências Express
Issue Date: Mar-2022
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Economia
Abstract: O objetivo desse relatório é reportar os resultados de uma análise exploratória descritiva realizada para captar a evolução das despesas liquidadas obrigatórias e discricionárias das Instituições Federais de Educação Superior (IFES). Ou seja, avaliar como tem evoluído, em termos reais, o volume de recursos orçamentários repassados pelo Ministério da Educação (MEC) às IFES, em seus diferentes tipos de despesas. O espaço temporal da análise compreende o período de 2000 a 2020. Foram obtidos dados de despesa, desagregados por unidade orçamentária, programa e resultado primário do Painel do Orçamento Federal, parte do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) pertencente ao Ministério da Economia. Também foram utilizados dados de despesa extraídos do sistema do Tesouro Gerencial (TG).
Keywords: ensino superior;  políticas públicas;  educação;  financiamento;  pesquisa
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7053
Appears in Collections:Evidência Express


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.