Title: Bases para o desenvolvimento regional com foco na economia azul: realidade ou panaceia?
Authors: Correa, Giuliana de Abreu
metadata.dc.contributor.other: Cardoso Júnior, José Celso (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 140 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Giuliana de Abreu Correa
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: Essa dissertação busca compreender, compatibilizar e verificar a possibilidade de inserção da visão de economia azul nos instrumentos de planejamento regional do Nordeste, buscando para tal analisar as interfaces entre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e a Política Nacional de Recursos do Mar (PNRM). Utilizou se a abordagem qualitativa, como método a pesquisa exploratória, e como procedimento a pesquisa bibliográfica e documental, seguidas de análise e sistematização das informações. Considera-se que as estruturas de planejamento e governança regional têm o potencial de realizar essa inflexão para alcançar a vertente econômica da Amazônia Azul e que há espaço para o desenvolvimento de intervenções estratégicas e projetos no âmbito do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Entretanto, ressalta-se que há ainda um longo caminho, caso seja a orientação brasileira seguir na esteira do desenvolvimento da economia azul. Os preceitos da economia azul enquanto modelo de desenvolvimento encontram amparo na finalidade da PNDR e a relevância da zona costeira nordestina, expressa no PRDNE, mas implicam na necessidade de se retornar importância ao planejamento territorial, tendo em conta a relação terra-mar da zona costeira.
Keywords: desenvolvimento regional;  planejamento territorial;  governança;  economia azul;  primeiro setor
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública – Enap como requisito para obtenção de título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6997
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.